Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Desembargadora Ivone Caetano é homenageada


clique nas imagens para ampliar

O Fórum de Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica seu reuniu, no último dia 17 de novembro, para discutir o tema “Criança e Adolescente no Brasil: Caminhos a Percorrer”. Na primeira reunião do Fórum após sua aposentadoria a desembargadora Ivone Ferreira Caetano, presidente do Fórum, recebeu a juíza Maria Aglaé Tedesco Vilardo, a psicóloga, sexóloga, presidente do IPHEM – Instituto de Pesquisas Heloisa Marinho e conselheira da ATF/RJ – Associação de Terapia Familiar do Estado do Rio de Janeiro, Maria Cristina Milanez Werner, a advogada e membro da Comissão de Direito da Criança e do Adolescente da OAB-RJ, Caroline Bispo e a médica Berenice de Aguiar Silva.

Na ocasião, a desembargadora Ivone Ferreira Caetano chamou atenção para a importância do papel do juiz ao decidir questões sobre a guarda de crianças e adolescentes: “Eu não concordo que o pai e a mãe tenham sempre o direito de estar com o filho, de estar na guarda, com a guarda ou compartilhar a guarda. Acho que todo juiz que trabalha com a infância, juventude e também com família não tem que apenas seguir a Lei, tem que buscar a proteção integral da criança”.

Em sua palestra, a psicóloga Maria Cristina Milanez Werner destacou: “É necessário que todos os profissionais que lidam com a violência doméstica e de gênero tenham conhecimento do ciclo da violência, para bem compreender e agir em suas áreas de atuação junto às vitimas da violência conjugal”. Em seguida, a advogada Caroline Bispo e a médica obstetra Berenice de Aguiar Silva também realizaram suas explanações sobre o tema.

Ao fim do encontro, a desembargadora Ivone Ferreira Caetano foi homenageada pelos seus anos de trabalho dedicados à magistratura fluminense.