Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ realiza seminário sobre “Gênero e os Desafios de Sustentabilidade”


clique na imagem para ampliar

O auditório Antônio Carlos Amorim sediou, no último dia 24 de maio, o seminário “Gênero e os Desafios de Sustentabilidade”. O encontro marcou a 100ª reunião do Fórum Permanente de Direito do Ambiente e a 21ª do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero. O evento foi aberto pela juíza Adriana Ramos de Mello e pela Desembargadora Maria Collares Felipe da Conceição, respectivamente, presidentes do Fórum de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero e do Fórum de Direito do Ambiente.

Na ocasião, a juíza Adriana Ramos de Mello destacou: “Este evento tem a capacidade de refletir a respeito da importância da mulher e da igualdade de gênero na sustentabilidade para que sejamos um país que respeite os direitos humanos e também que seja sustentável”. E completou: “A sustentabilidade é o combate à pobreza, passa pela igualdade de gênero e o desenvolvimento econômico, não é apenas proteger o meio ambiente, à verdade, não irá haver sustentabilidade se não houver igualdade entre homem e mulher”.

A Desembargadora Maria Collares Felipe da Conceição, presidente do Fórum de Direito do Ambiente, chamou atenção para o fato deste tema tão importante ser debatido por esses dois Fóruns Permanentes da Escola.  E ainda falou sobre a importância do trabalho realizado: “Esta reunião é uma oportunidade de recarregarmos nossa energia demonstrando que estamos na direção certa”.

Logo em seguida, a presidente do Jardim Botânico, Samyra Crespo, representou a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Mônica Teixeira, na palestra “Gênero e Sustentabilidade”. O primeiro painel do seminário foi sobre o tema “Agenda de Gênero e o Legado da Rio+20” e teve como palestrante a representante da ONU Mulheres Brasil e Cone Sul, Dra. Rebecca Reichmann Tavares. A subsecretária de políticas para as Mulheres do Estado do Rio de Janeiro, Ângela Maria Mesquita Fontes, e a secretária especial de política para as Mulheres do Município do Rio de Janeiro, Ana Maria Santos Rocha, foram as responsáveis pelo debate.  O tema do segundo painel foi “As Novas Perspectivas Ecofeministas: Limites e Possibilidades” e teve como palestrante a socióloga e coordenadora do Instituto EQÜIT – Gênero, Economia e Cidadania Global, Graciela Rodrigues, no papel de mediadora a diretora da CEPIA, Dra Leila Linhares Barsted. Também estiveram presentes, na mesa, durante a primeira parte do evento, o presidente da Comissão Mista de Comunicação Institucional do TJRJ, Desembargador Luis Fernando Ribeiro de Carvalho, e o representante da Petrobras, Dr. Cândido Ferreira da Cunha leite.

Na parte da tarde, o seminário reiniciou com a palestra “A Mulher e o Consumo Responsável”, proferida pela presidente do Jardim Botânico, Dra. Samyra Crespo, e debatida pela diretora de Sustentabilidade da Brasil Kirin, Juliana Nunes. Em seguida, no quarto painel do dia, o tema foi “A Agenda de Justiça Socioambiental” exposto pela Desembargadora Federal de São Paulo Consuelo Yatsuda Moromizato Yoshida sendo debatida pela diretora de Sustentabilidade da Brasil Kirin, Dra. Juliana Nunes. A última palestra teve o tema “Interface entre Desenvolvimento Sustentável e Políticas Públicas” apresentado pela consultora de Direito Ambiental da Petrobras, Margareth Michels Bilhalva, e debatido pelo coordenador de Direito Ambiental da Petrobras, Luciano Claudio Lage Guimarães Mendes, pelo representante da Petrobras, Dr. Cândido Ferreira da Cunha Leite e pela Dra. Andréa Ramos de Mello.