Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“Democracia e Direitos Humanos” são debatidos na EMERJ


clique nas imagens para ampliar

O Fórum Permanente de Direitos Humanos, em parceria com o Fórum Permanente de Sociologia Jurídica, realizou, no dia 10 de dezembro, no auditório Antonio Carlos Amorim respectivamente, suas 57ª e 13ª reunião, com o tema “Democracia e Direitos Humanos”. O evento foi aberto pelos juízes João Batista Damasceno e Rubens Casara. Como palestrante, foi convidado o professor Rui Cunha Martins, da Universidade de Coimbra em Portugal. Também estiveram presentes, a professora Marie Rousset, da Universidad Carlos III de Madrid, o professor Manuel Gándara, da Universidad Pablo de Olavide, em Sevilla.

Ao dar início ao encontro, o presidente do Fórum de Direitos Humanos, juiz Rubens Casara, fez uma breve introdução sobre o tema. Em seguida, o presidente do Fórum de Sociologia Jurídica, juiz João Batista Damasceno destacou: “Hoje nós comemoramos 66 anos da Declaração Internacional de Direitos Humanos e, em um momento como este no Brasil e no mundo, não poderíamos deixar passar esta data sem que relembrássemos a necessidade de reafirmarmos cotidianamente os direitos da pessoa humana”.

Após a apresentação do tema, o professor Rui Cunha Martins destacou: “Meu objetivo, hoje, é fazer uma reflexão em voz alta sobre a questão dos direitos humanos em concreto e, sobretudo, sobre seu lugar atual. Ou seja, os tipos de problemas e a relação dos direitos humanos com outros níveis de referencial na nossa contemporaneidade”.

Ao final da reunião, houve um amplo debate entre os integrantes da mesa e o público.