Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Deborah Sztajnberg Debate Biografias Não Autorizadas na EMERJ


clique nas imagens para ampliar

“Cala Boca Já Morreu: A Censura Judicial das Biografias”, título do livro da advogada Deborah Sztajnberg, foi o tema da palestra que aconteceu na última segunda-feira, dia 16, na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), no auditório desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. A abertura do evento foi realizada pelo Diretor-Geral da EMERJ, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca. Estiveram presentes a juíza Adriana Ramos de Mello e o advogado Gustavo Martins de Almeida, que atuou como debatedor.

Deborah Sztajnberg foi advogada do pesquisador Paulo Cesar de Araújo, processado por Roberto Carlos por ter lançado uma biografia sobre o cantor e compositor: “Roberto Carlos em Detalhes”. O caso serviu como tese de doutorado da advogada, que posteriormente a converteu em livro.

De acordo com a advogada, Roberto Carlos, pelo período de 15 anos, sabia que estava sendo elaborada uma biografia sobre ele, e ela declarou: “somente ao tomar conhecimento do lançamento do livro, ele entrou com uma ação civil no intuito de caçar o livro e uma ação criminal, no intuito de penalizar o autor”.

Para o advogado Gustavo Martins, quanto mais pública a pessoa se torna, menor será sua esfera de privacidade, e disse: “eu sou contra a censura de qualquer livro, pois a obra terá a vida que ela merece.

Na ocasião, foi divulgado o livro “Cala Boca Já Morreu: A Censura Judicial das Biografias” - Editora Multifoco.