Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Deborah Small fala sobre “Racismo e o Superencarceramento”


clique nas imagens para ampliar

A EMERJ recebeu, no último dia 21 de julho, a advogada norte-americana graduada por Harvard, Deborah Peterson Small. O encontro celebrou a 79ª Reunião do Fórum Permanente de Direitos Humanos, que aconteceu no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, com o tema “Racismo e o Superencarceramento”. A abertura do evento ficou a cargo do diretor-geral da EMERJ, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa. Como debatedores do encontro, participaram o desembargador Sérgio Verani, a juíza de direito do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, Sandra Aparecida Silvestre de Frias Torres, e a Coordenadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes, Julita Lemgruber.

Deborah Peterson Small, ativista norte-americana, falou sobre a relação entre racismo, política de drogas, violência policial, superencarceramento e sobre sua atuação em organizações não governamentais, como a “Break the Chains”, entidade que tem como missão sensibilizar lideranças comunitárias para os efeitos perversos da guerra às drogas sobre a população negra norte-americana.

Segundo a palestrante, ao criminalizar as drogas, afeta-se a parcela mais pobre da sociedade: “Criminalizar as drogas é criminalizar uma parcela da população, é manter os rituais de escravização: privar, prender, afastar”.

Ao término do encontro, o desembargador Sérgio Verani, presidente do Fórum, homenageou a juíza Sandra Aparecida Silvestre de Frias Torres, com a Medalha EMERJ, que têm prestado relevantes serviços à cultura jurídica, ao Poder Judiciário e à sociedade brasileira.