Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ inicia Curso de Extensão “Família do Século XXI”


Cerca de 100 pessoas compareceram à nova sede da EMERJ, no último dia 03 de agosto para assistir às duas primeiras aulas do Curso de Extensão sobre Família do Século XXI, realizado no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura.

O tema da primeira aula do curso foi Alienação Parental, ministrado pela Doutora Cláudia Stein Vieira, que durante sua exposição chamou atenção para os direitos dos genitores e para a formação psicológica das crianças, e também para os problemas da guarda compartilhada, trazendo para os magistrados do Rio de Janeiro sua experiência como advogada paulista.

Ao final da palestra a Desembargadora Elisabete Fizzola Assunção ratificou a importância de se ouvir a criança, tendo a Desembargadora Kátya Monnerat lembrado o projeto do Tribunal do Rio de Janeiro de criação de salas de depoimentos sem danos, em que crianças e adolescentes são ouvidos por uma equipe multidisciplinar do Tribunal.

O Psicanalista Doutor Jairo Werner iniciou sua palestra sob o tema: Pais em Movimento: E a família, como fica? (Alienação Parental na Contemporaneidade), lembrando o seu trabalho na Justiça terapêutica, em que atuou com menores dependentes químicos.  O psicanalista também destacou a importância das salas de depoimentos sem danos, ocasionando um intenso debate com os presentes.

Ao final da aula a mediadora e Desembargadora Kátia Monnerat chamou atenção dos novos Juízes para a busca pelo equilíbrio em casos que envolvem crianças relembrando uma frase da Desembargadora Maria Berenice Dias: “Que você seja uma juíza de Família que julgue com prevalência do afeto”. E acrescentou: “Isso em matéria de Família é muito importante; vocês que são jovens vão ficar muito perplexos com essas situações, esses casos de abuso sexual, e isso é muito comum. O que eu gostaria que vocês tivessem é equilíbrio e que não se surpreendessem tanto com esses casos”. E finalizou: “Mesmo estando em comarcas do interior tentem usar sempre equipes multidisciplinares.”

Coordenado pelas Desembargadoras Elisabete Fizzola e Kátya Monnerat o curso sobre Família do Século XXI terá prosseguimento nos dias 10, 17 e 31 de agosto.