Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Curso de Formação de Magistrados recebe a Desembargadora Marilene Melo Alves e o Juiz Flávio Citro Vieira Mello


Na 6ª semana do 32º Curso de Formação de Magistrados, no último dia 16 de agosto, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, os novos juízes foram brindados com dois grandes palestrantes, a Desembargadora Marilene Melo Alves, Coordenadora do Núcleo de Mediação do TJRJ e o Dr. Flávio Citro Vieira de Mello, Juiz Titular do 2º Juizado Cível e Componente da Turma Recursal, que discorreram sobre: “O Juiz como Indutor da Pacificação Social.

O Juiz Flávio Citro lembrou o início de sua carreira, quando, no período das eleições, atuou nas Varas em Caxias.  O magistrado ainda chamou atenção para o desafio da carreira da magistratura: “O Tribunal somos nós. Nós cunhamos o Tribunal e especialmente a justiça, que é voltada ao cidadão. Nosso papel é prestar a jurisdição. O nosso desafio é prestarmos um bom serviço para ganharmos o reconhecimento do cidadão”. O juiz também destacou o fato de o Rio de Janeiro ter sido o pioneiro em algumas pratica dos Juizados Especiais: “O Tribunal do Rio foi o primeiro do país a fixar juiz, com titularidade, nos juizados e o primeiro a criar estrutura própria para os juizados. Com isso, nós criamos um desenho de administração que é impar e não tem paralelo em nenhum estado do Brasil.”
Em seguida, a Desembargadora Marilene Melo Alves iniciou sua palestra traçando o papel histórico do juiz.  A Desembargadora definiu o processo de mediação como o resgate da capacidade de ouvir. Coordenadora do Núcleo de mediação, ela destacou: “Eu acho que nós somos o estado mais estruturado para a mediação.  Nós temos 20 centros de mediação e conciliação espalhados pelo estado. Quando a pessoa é atendida pela mediação, mesmo que ela não faça o acordo, a impressão que ela tem do judiciário é muito positiva”.  Ao finalizar sua fala a desembargadora alertou os juízes novos para o próprio reconhecimento do trabalho.

No encerramento do encontro, a Desembargadora Leila Mariano lembrou que a EMERJ estará sempre pronta para acolher iniciativas como as apresentada, parabenizando os palestrantes por tudo que já fizeram em prol do Poder Judiciário e dos jurisdicionados.