Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ promove Curso de Criminologia




Coordenado pelo Juiz Alcides da Fonseca, a Escola da Magistratura deu início no último dia 4 de maio, a mais um curso de aperfeiçoamento o “Curso de Criminologia”, para o qual foram convidados magistrados, promotores, defensores, delegados assessores de desembargadores e secretários de juízes.

Na abertura do curso, o Juiz Alcides da Fonseca frisou: “A minha palestra inicial, cujo título é “O Direito Penal à Luz da Constituição da República” tem como objetivo fazer uma pequena ponte entre o Direito Penal e a Criminologia. Em seguida, declarou: “Na minha visão, precisamos pensar mais, pois a consciência crítica do magistrado ainda é pouca”. Por isso, pensei neste curso e, pela primeira vez foi possível a sua realização na gestão empreendedora da Desembargadora Leila Mariano.

Neste primeiro encontro, o tema Definição e Objeto da Criminologia foi analisado pela doutora e pós-doutora em Saúde Pública, Vera Malaguti Batista.

No dia 1, em sua segunda aula, será abordado o tema A Teoria Estrutural Funcionalista do Desvio e Lei e Ordem e Criminologia da Vida Cotidiana, também a cargo da Dra. Vera Malaguti Batista, e no dia 25 de junho, para o encerramento do curso a Dra. Roberta Duboc Pedrinha discorrerá sobre Novo Paradigma Criminológico.