Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Curso de Formação Continuada para Juízes abordará os três anos de vigência do novo CPC

clique na imagem para ampliar

Questões Práticas do Novo CPC na Atuação do Magistrado” é o novo curso de ensino a distância (EaD) que a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro oferece aos magistrados de 1º de novembro a 14 de dezembro.

Serão 30 horas-aula com metodologia participativa por meio de debates virtuais. As aulas tratarão de temas como os princípios do devido processo legal, da primazia do julgamento de mérito e da fundamentação das decisões judiciais; aspectos gerais dos negócios processuais; tutela antecipada e tutela cautelar; saneamento do processo; nulidades processuais; e dever da fundamentação adequada; entre outros.

Ao fim do curso, os alunos estarão aptos a interpretar e aplicar adequadamente as normas fundamentais do Novo Código de Processo Civil (NCPC), discriminar e opinar sobre a controvérsia instalada na doutrina e na jurisprudência acerca das medidas executórias atípicas, categorizar as decisões judiciais, demonstrando os elementos essenciais da sentença judicial e avaliar a influência do “Common Law” no Direito brasileiro.

O professor responsável e tutor, desembargador Luciano Saboia Rinaldi de Carvalho, fala sobre o objetivo do curso: “Como o curso aborda questões relevantes do CPC-15 na atuação do juiz, por exemplo o exame das normas fundamentais, tutelas provisórias, saneamento, nulidades, precedentes, dentre outras, nosso objetivo é debater esses temas com olhos voltados para a realidade dos gabinetes e salas de audiência. É preciso encontrar soluções legítimas para que o CPC-15 atinja seu propósito maior, que é o de qualificar e agilizar a prestação jurisdicional, atendendo, assim, o anseio da sociedade. ”

As aulas serão ministradas pelo desembargador Luciano Rinaldi e pelos professores da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) Ronaldo Cramer, Alexandre Flexa e Fernanda Pantoja; e pelo professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Antonio Passo Cabral.

As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo Portal dos Magistrados.

Assista ao vídeo com mais informações feito pelo professor responsável, desembargador Luciano Rinaldi: https://www.youtube.com/watch?v=GybRSqVYL5Y

09 de agosto de 2018

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ