Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Especialistas abordaram a constelação familiar como mecanismo de solução consensual de conflitos

clique na imagem para ampliar

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) em parceria com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJRJ (NUPEMEC), promoveu nesta terça-feira (21) a 48ª reunião do Fórum Permanente de Práticas Restaurativas e Mediação, com o tema “A Constelação Familiar como Mecanismo de Solução Consensual de Conflitos”.

No Brasil, vários Tribunais já utilizam o método das constelações, inclusive com a formação de juízes e promotores como “consteladores”. Essa relação entre operadores do Direito e a psicologia tem sido cada vez mais comum, porque, segundo especialistas, o fim do conflito envolve um processo mais complexo, muitas vezes, além da competência do Judiciário.

Para debater o tema, o NUPEMEC convidou como palestrantes a filósofa Ruth Barbosa, e as consteladoras Fabíola Galvão e Juliana Lopes. A mesa foi presidida pelo juiz André Felipe Alves da Costa Tredinnick, que desenvolveu, no Rio de Janeiro, o projeto piloto – A Constelação Familiar para a Autocomposição de Conflitos Familiares.

Apesar de a constelação familiar integrada com a mediação ajudar a oxigenar o Judiciário, segundo a palestrante Juliana Lopes, esse não é o único ponto: “O propósito principal da constelação não é desafogar o Judiciário, e sim entrar em contato com o outro de uma forma mais humana. A constelação familiar vai além de apenas evitar o litígio”, disse ela.

A filósofa Ruth Barbosa ressaltou a importância de os futuros magistrados estarem atentos aos desafios que a constelação e a mediação trazem para o juiz. Segundo Ruth, quando o Judiciário proporciona um atendimento mais personalizado comprova que ele está passando por um momento de mudança, com um olhar mais atento para a população. “Toda mudança tem seus desafios, por isso é importante espaços como esse para que os futuros juízes cheguem preparados”, disse Ruth Barbosa.

21 de agosto de 2018

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ