Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Magistrados integram o Novo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Rio de Janeiro

Representando o Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, a desembargadora Denise Levy Tredler e o Juiz de Direito Marcelo Anátocles da Silva Ferreira foram empossados, no último dia 30 de setembro, no Auditório do Palácio Guanabara, em Laranjeiras, como Membros do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Rio de Janeiro.

A desembargadora Denise Levy tem como projeto estudar e debater questões visando à implantação de políticas públicas de Direitos Humanos no plano estadual. Magistrada desde 1984 e membro da 19ª Câmara Cível, integrou o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, ligado ao Ministério da Justiça e integra, atualmente, o Conselho de Ética da Transparência Brasil.

O juiz Marcelo Anátocles, Titular do Juizado Especial de São Gonçalo, com intensa e reconhecida atividade na proteção de mulheres vítimas de violência doméstica, tem como meta fortalecer as políticas sociais ligadas a esse grupo bem como à proteção de líderes de movimentos de defesa aos Direitos Humanos e que se encontram ameaçados. O Juiz Anátocles também é membro do Conselho Estadual de Combate ao Trabalho Escravo e do Conselho Estadual de Proteção das Testemunhas. Atua, ainda, na Escola da Magistratura como membro do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero e do Fórum Permanente Juizados Especiais Cíveis e Criminais.

O Conselho, além de membros do Poder Judiciário, é integrado por representantes da sociedade civil e das Secretarias de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, de Segurança Pública, de Administração Penitenciária, de Saúde e Defesa Civil, de Educação e do Meio Ambiente e da Casa Civil, bem como por membros do Ministério Público, da Ordem dos Advogados, da Defensoria Pública e da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.