Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Ciclo de Conversas


clique nas imagens para ampliar

Dando continuidade ao Ciclo de Conversas “A Visão Interdisciplinar: Desvendando a Justiça Através da Adequação”, o Fórum Permanente de Práticas Restaurativas e Mediação realizou sua segunda reunião, no dia 12 de novembro, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, com o tema “Olhar Sob as Lentes do Direito, da Ética, da Mediação de Conflitos e das Práticas Restaurativas”. O encontro foi aberto pelo presidente do Fórum, desembargador Joaquim Domingos de Almeida Neto, e recebeu a advogada e mediadora Célia Passos, o enfermeiro e professor Ricardo Mattos, a advogada Samantha Pelajo e a defensora pública Larissa Davidovich.

Primeiro palestrantes do dia, o professor Ricardo Mattos ressaltou que a cultura, o gênero e o poder influenciam na forma como a vítima lida com a situação.

Em seguida, a advogada Samantha Pelajo destacou a importância da mediação: “Nossa missão é ajudar as pessoas a perceberem quais foram as motivações que fizeram com que a outra parte tivesse a atitude que teve, e como que isso acabou se desdobrando num ciclo vicioso de ação e reação que acabou gerando a escalada do conflito. A busca é sempre por soluções de benefício mútuo”. Última palestrante do dia, a defensora pública Larissa Davidochich dedicou sua palestra a casos de atuação coletiva.

O Fórum Permanente de Práticas Restaurativas e Mediação volta a se reunir no dia 02 de dezembro, no último encontro do Ciclo de Conversas.