Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Avaliação positiva: magistrados elogiam curso de Mestrado da EMERJ em Justiça e Saúde

Saúde: um dos assuntos que mais geram processos na Justiça é tema de curso de mestrado na Escola Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Durante dois anos, juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça fluminense irão se aprofundar em 25 disciplinas ligadas a saúde, Justiça e questões relacionadas ao Sistema Único de Saúde, para uma formação qualificada na área.

Iniciado em abril, o curso tem recebido avaliações positivas dos alunos. Uma das alunas, a juíza Simone Nacif, chamou atenção para o importante enfoque do mestrado na área, de direitos humanos, um dos motivos que a fez escolher o curso, além do renomado nome da Fiocruz, que conquistou a maior nota da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), órgão do Ministério da Educação responsável pelo reconhecimento e avaliação de cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado) em âmbito nacional.

A desembargadora Regina Lucia Passos, também aluna do mestrado, pontuou que as aulas acontecem em horários alternativos, sem prejudicar as atividades judicantes do magistrado. Disse ser o mestrado um novo desafio na carreira. Para a coordenadora do curso de mestrado, juíza Maria Aglaé Tedesco Vilardo, o tema aborda uma das questões mais sensíveis ao cidadão e, por isso, a responsabilidade é grande. Ela ressalta também a importância da educação: “Investir em educação de base e continuada, cultura e conhecimento é uma das melhores saídas para o próprio país”.

Segundo o diretor-geral da EMERJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, o curso oferece aos magistrados a possibilidade de interagir com acadêmicos de excelência e participar ativamente de debates sobre questões da área de saúde, que, ligadas ao campo do Direito, colaboram para o aprimoramento das decisões jurídicas.

Para destacar o desempenho do mestrado da EMERJ, o Tribunal de Justiça confeccionou matéria em vídeo que mostra mais sobre o curso. Confira na íntegra a reportagem no link: https://www.youtube.com/watch?v=TkDGHj-QTOo

04 de julho de 2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ