Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Aula magna do ministro Salomão abre o ano letivo de 2018 na EMERJ

clique na imagem para ampliar

A Evolução do Direito Privado no Superior Tribunal de Justiça” foi o tema escolhido pelo ministro do STJ Luis Felipe Salomão para a aula magna do Curso de Especialização em Direito Público e Privado da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), neste dia 26 de fevereiro.

O evento foi aberto pelo desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, diretor-geral da Escola. Ele agradeceu a presença do ministro Salomão, professor emérito da EMERJ. “Tanto pelo exemplo de retidão por sua trajetória profissional quanto pelo brilhantismo na orientação acadêmica, Luis Felipe Salomão, o nome de vossa excelência se firma na história da EMERJ e é como um ícone de competência para todos nós. Por isso, a EMERJ se sente honrada de tê-lo aqui”, ressaltou o desembargador.

Ao lado do ministro, à mesa de abertura, estavam o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Milton Fernandes de Souza, e o corregedor-geral da Justiça do TJRJ, desembargador Cláudio de Mello Tavares, que ressaltaram a importância da presença do representante do STJ na Escola.

“O ministro Luis Felipe Salomão é um dos magistrados mais atuantes no meio jurídico, seja nos tribunais, seja na área acadêmica, e contribui muito para o desenvolvimento do Direito no Brasil hoje e ainda contribuirá durante bastante tempo”, ressaltou o presidente do TJRJ.

Para um auditório lotado de alunos e magistrados, o ministro tratou de vários temas, entre eles, responsabilidade civil, família, contratos, Direito do Consumidor e novas tecnologias. Salomão destacou que o STJ interpreta, em última instância, os diplomas jurídicos importantes, sobretudo no âmbito do Direito Privado. “ Em 2017, o STJ recebeu mais de 340 mil recursos. Se dividirmos entre os 30 ministros que estão na jurisdição para o direito privado, são mais de dois processos por hora”, ressaltou o ministro.

No final da aula, o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo entregou ao ministro Salomão uma placa de agradecimento pela palestra na aula magna do Curso de Especialização de Direito Público e Privado da EMERJ.


26 de fevereiro de 2018.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.