Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Antropóloga realiza palestra e lança livro na EMERJ


clique nas imagens para ampliar

A juíza auxiliar da presidência do TJRJ, Adriana Ramos de Mello, presidiu a 45ª reunião do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero na manhã de hoje, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. O encontro contou com a participação da palestrante Debora Diniz, antropóloga e professora da Universidade de Brasília (UNB), que falou sobre o tema “Zica: do Sertão Nordestino à Ameaça Global”, que é título do seu livro lançado em agosto. A socióloga Jaqueline Pitanguy e a juíza do TJRJ Maria Aglaê Tedesco Vilardo foram as debatedoras da ocasião.

A antropóloga Debora Diniz descreve a trajetória da chegada do Zica vírus ao Brasil e discorre sobre temas como: os diversos transtornos neurológicos causados pelo Zica vírus; a descoberta da transmissão vertical da doença, ou seja, da mãe para o feto; e a inclusão do vírus no rol das doenças sexualmente transmissíveis.

A questão socioeconômica da doença também foi abordada pela antropóloga: “A concentração da doença no Brasil tem geografia, classe e cor: geografia porque são mulheres nordestinas, 80% das mães são negras e vítimas da desigualdade social brasileira”.

Ao término do evento, ocorreu um intenso debate entre os componentes da mesa e o público presente.