Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Advogada falará sobre “sororidade” em palestra na EMERJ

clique nas imagens para ampliar

O termo “sororidade” é conceituado como a união e companheirismo entre as mulheres, em busca de objetivos em comum. Está fortemente presente no feminismo, sendo definido como um aspecto de dimensão ética, política e prática deste movimento pela igualdade entre os gêneros.

Para falar sobre o assunto, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoverá a palestra “Soridade”, no próximo dia 20 de setembro, com a presença da advogada e consultora da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFAON), Deborah Prates.

O evento é uma parceria entre o Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero e o de Biodireito, Bioética e Gerontologia. A abertura será feita pelas presidentes dos Fóruns, as juízas Adriana Ramos de Mello e Maria Aglaé Tedesco.

Deborah Prates, que perdeu a visão há cerca de 11 anos em decorrência de um glaucoma avassalador, apresentará o painel com o tema “A Importância da Sororidade na Vida da Mulher com Deficiência”. Para Déborah, a sororidade é uma importante irmandade entre as mulheres. Ela ressalta: “Eu preciso da sororidade para que eu possa avançar, eu tenho que voar nas asas de outras mulheres, porque nós (pessoas com deficiência) ainda estamos no subterrâneo social, ninguém nos enxerga”.

Dororidade

O termo “dororidade” é definido pela escritora Vilma Piedade como a união de mulheres negras pela dor. Segundo Vilma, “dororidade” é a cumplicidade entre mulheres negras, pois existe dor que só as mulheres negras reconhecem; por isso, a “sororidade” não alcança toda a experiência vivida pelas mulheres negras em seu existir histórico.

A feminista é autora do livro “Dororidade” e discutirá o assunto no segundo painel da palestra.

Os debates serão conduzidos pela desembargadora Ivone Ferreira Caetano.

As inscrições são gratuitas pelo link http://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2018/sororidade.html


17 de setembro de 2018.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.