Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“Adoção” é tema de palestra na EMERJ


clique na imagem para ampliar

“As Diversas Formas de Adoção”, esse foi o tema da reunião do Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica que aconteceu no dia 30 de maio, no auditório Antonio Carlos Amorim. Apresentada pela desembargadora Ivone Ferreira Caetano, a reunião contou com palestras da assistente social da Instituição Obra do Berço, Katia Regina Teixeira, da advogada e professora Tania da Silva Pereira e da assistente social da Vara da Infância, Juventude e do Idoso da Capital, Maristela Miranda Gonzaga.

Promovida no último dia 26 de maio pelo critério de merecimento, a nova desembargadora da Justiça do Estado, Ivone Ferreira Caetano comentou sobre a felicidade do momento atual da carreira e declarou: “Há diversas formas de adoção, que não é somente aquela formal, legislada e normatizada pelo ECA. A instituição Obra do Berço é uma que oferece o melhor serviço para nossas crianças”.

Primeira palestrante da manhã, a assistente social Katia Regina Garcia Teixeira falou sobre o seu trabalho na Instituição Obra do Berço. Em seguida, a também assistente social Maristela Miranda Gonzaga abordou seu trabalho de pesquisa na Vara da Infância, Juventude e Idoso da Capital e declarou: “Partimos do pressuposto que toda criança tem o direito de crescer em uma família; a convivência familiar é garantida na Constituição e no Estatuto da Criança e do Adolescente. Quando essa convivência não é possível, a adoção é uma maneira legítima de garantir esse direito”.

A última palestra do encontro teve como tema “Controvérsias, Conquistas e Propostas”, ministrada pela advogada e professora Tania da Silva Pereira.

Por fim, a desembargadora Ivone Ferreira Caetano fechou a reunião relembrando o início de seu trabalho na Vara da Infância da Juventude e do Idoso da Capital.