Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Abertas inscrições para Prova de ingresso na EMERJ - 2º semestre de 2017

A Escola da Magistratura do Rio de Janeiro – EMERJ abriu na data de hoje, 02 de maio, as inscrições online para a Prova de Seleção do Curso de Especialização em Direito Público e Privado – em nível de pós-graduação lato sensu, para os candidatos à ampla concorrência. A inscrição pode ser feita no site da EMERJ ou diretamente pelo link: http://www4.tjrj.jus.br/scpeweb/frmacessacpf.aspx

A EMERJ, consolidada no mercado como uma Escola de capacitação técnica e humanística para o melhor desempenho da magistratura, é também referência na preparação de bacharéis em Direito por meio de cursos preparatórios para o concurso de ingresso na magistratura e cursos de especialização em diversas áreas do Direito.

As turmas iniciais do Curso de Especialização em Direito Público e Privado têm em média 170 alunos e é a porta de entrada para aprovação no concurso da magistratura do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro – TJRJ para grande parte dos que ingressam na carreira.

A prova de seleção ocorrerá no dia 11 de junho de 2017, com questões discursivas e/ou objetivas referentes à: Teoria Geral do Estado/Direito Constitucional; Direito Civil; Direito Processual Civil; Direito Empresarial; Direito Penal; Direito Processual Penal; Direito do Consumidor; Língua Portuguesa, a ser avaliada mediante redação. Para saber mais sobre o edital acesse, o Diário da Justiça Eletrônico no link https://www3.tjrj.jus.br/consultadje/consultaDJE.aspx?dtPub=27/03/2017&caderno=A&pagina=25.

A relação dos aprovados será divulgada nos dias 10, 11 e 12 de julho, com início das aulas previsto para 24 de julho. O Curso será ministrado de 2ª a 6ª feira, em dois turnos: diurno (8h a 12h) e noturno (18h a 22h).

Mais informações serão prestadas na Secretaria Acadêmica da EMERJ, situada na Rua Dom Manuel, nº 25, sala 111 – Centro, ou pelo telefone: 3133-3380

Curso de Especialização em Direito Público e Privado

O Curso de Especialização em Direito Público e Privado, em nível de pós-graduação Lato Sensu, tem carga horária superior a 1.700 horas-aula e é oferecido em seis semestres. Cada um deles corresponde a um nível, ou seja, CP I, CP II, CP III, CP IV, CP V e CP VI, estruturados em módulos referentes às disciplinas ministradas em cada período, atendendo, durante todo o curso, às disciplinas exigidas no Edital do Concurso da Magistratura Estadual, quais sejam:
I - Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor, Direito da Criança e do Adolescente;
II - Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional e Direito Eleitoral;
III - Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Ambiental e Direito Administrativo;
IV - Sociologia do Direito, Psicologia Judiciária, Ética e Estatuto Jurídico da Magistratura Nacional, Filosofia do Direito e Teoria Geral do Direito e da Política.

Para tanto, além das disciplinas exigidas no Edital do Concurso da Magistratura Estadual, integram o conteúdo programático da Escola módulos como: Direito Previdenciário, Português Jurídico, Técnica de Sentença, Metodologia da Pesquisa e Didática do Ensino Superior, sempre com enfoques atuais do estudo do Direito, dentre os quais a utilização de casos concretos como método de ensino.

São, ainda, pertinentes ao Curso de Especialização Público e Privado da EMERJ o Estágio Obrigatório e o Estágio Facultativo.

04 de maio de 2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional EMERJ