Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“A EMERJ foi primordial tanto na minha vida profissional como na minha aprovação no concurso para magistratura”, diz juiz do TJSP Guilherme Becker

clique nas imagens para ampliar

“Cumprir a Constituição e as leis do país” foi o juramento feito por Guilherme Becker Atherino na noite da última terça-feira, dia 2 de outubro, durante a solenidade de posse dos aprovados no 187º Concurso de Ingresso na Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP).

Guilherme Becker, que compõe a mais nova equipe de juízes do TJSP, foi aluno do Curso de Especialização em Direito Público e Privado da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). “O curso oferecido pela EMERJ foi primordial tanto na minha vida profissional como na minha aprovação no 187º Concurso de Ingresso na Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo”, disse Guilherme. O recém-empossado juiz do TJSP destacou como ponto primordial da Escola a disciplina que o curso exige dos alunos. “O curso me deu a disciplina que tanto é necessária para quem almeja um dia ser aprovado em um concurso tão difícil como é o da magistratura. As provas regulares e os casos concretos me ajudaram a estabelecer uma rotina de estudos, que eu não possuía antes de ingressar na Escola. As aulas, sempre com professores de excelência, me fizeram solidificar a base que adquiri na universidade”, pontuou o ex-aluno.

Guilherme ressaltou a importância das aulas de técnica de sentença, um dos diferenciais da EMERJ. “Ter o domínio da técnica de sentença acaba por ser de grande valia para o concurso da magistratura. Apesar de já ter tido algum contato com o assunto em estágios realizados anteriormente, a elaboração de uma sentença para concurso é muito diferente daquela elaborada pelo juiz na prática. É necessário colocar na sentença do concurso exatamente aquilo que o examinador quer ler. Nesse aspecto, as aulas de técnica de sentença da EMERJ foram essenciais. Foi na EMERJ que pude aprender os primeiros passos para a elaboração de uma sentença de concurso”.

Sobre a etapa de provas e títulos do concurso, Guilherme também considerou a relevância da EMERJ: “A Escola foi responsável por grande parte dos títulos que apresentei no concurso em que fui aprovado, o que melhorou consideravelmente a minha classificação final”.

Em relação ao estágio em varas e/ou câmaras do TJRJ que o aluno da EMERJ necessita fazer, como uma das etapas do Curso de Especialização em Direito Público e Privado da EMERJ, Guilherme disse: “O estágio privativo de bacharel em Direito também é um ponto forte. Essa atividade proporciona uma grande experiência e pode ser utilizada, a depender do Tribunal, para a comprovação de atividade jurídica nos concursos da magistratura. No meu concurso, há pessoas que comprovaram os três anos de atividade jurídica exclusivamente com o estágio da EMERJ”.

O juiz deixou um conselho aos alunos da EMERJ que buscam também a aprovação na magistratura ou em outro concurso público: “Se eu pudesse dar um conselho para os alunos que estão em curso e aos novos alunos, diria para aproveitaram tudo que a EMERJ lhes oferece.

Não façam da EMERJ uma segunda faculdade, porque esse não é o objetivo do curso. A EMERJ é um excelente instrumento à sua disposição, mas os concursos exigem ainda mais. Estudem, acreditem, sejam resilientes e tenham perseverança. Trabalhando para alcançar o seu objetivo, com foco e fé, a sua aprovação vai chegar, assim como a minha chegou”.

Agradecimentos

O juiz enfatizou a qualidade do corpo docente da EMERJ e fez um especial agradecimento: “Na Escola, pude ter a possibilidade de estagiar com grandes profissionais do Direito, como o desembargador Marcelo Castro Anátocles da Silva Ferreira e a juíza Florentina Ferreira Bruzzi Porto, que contribuíram de forma excepcional, não apenas para a minha aprovação, mas também para o meu crescimento e aperfeiçoamento como operador do Direito. A EMERJ me proporcionou trabalhar com essas duas pessoas maravilhosas, que me passaram muitos conhecimentos e que me ajudaram muito nessa caminhada até a aprovação”.

Curso de Especialização em Direito Público e Privado

Novas turmas do Curso de Especialização em Direito Público e Privado serão abertas no 1º semestre de 2019. Para ingresso é necessário que o candidato seja aprovado e classificado na Prova de Seleção, que será realizada no dia 11 de novembro de 2018.

Em nível de pós-graduação lato sensu, com carga horária superior a 1.700 horas-aula, o Curso de Especialização em Direito Público e Privado é oferecido em seis semestres, estruturados em módulos que abordam tanto o Direito Público quanto o Direito Privado. É a oportunidade de os operadores do Direito adquirirem conhecimento de qualidade para uma carreira promissora.

O curso é credenciado pelo Conselho Estadual de Educação e as aulas são ministradas de 2ª a 6ª feira em dois turnos: diurno (8:00h às 12:00h) e noturno (18:00h às 22:00h).

As inscrições para o concurso de seleção já estão abertas! Saiba mais em http://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/concursos/concurso-publico-para-selecao-e-ingresso-na-emerj.html

O edital do concurso pode ser consultado no link http://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/concursos/direitopublicoeprivado/12019/concurso-publico-para-selecao-e-ingresso-na-emerj-edital-de-abertura-1-semestre-2019.pdf


04 de outubro de 2018.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.