Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Vera Malaguti e Nilo Batista são homenageados na EMERJ


clique na imagem para ampliar

A Escola de Magistratura do Estado Rio de Janeiro sediou, no último dia 30 de abril, o “Encontro de Criminologia Crítica Homenagem aos Mestres Vera Malaguti e Nilo Batista”. Coordenado pelo diretor–geral da EMERJ, desembargador Sérgio Verani, pelo juiz Rubens Casara, pela coordenadora da Pós–graduação em Criminologia da UCAM, Roberta Duboc Pedrinha, e pelos professores Taiguara Líbano e Victoria de Sulock, o encontro recebeu nomes ligados à criminologia do Brasil e da Argentina.

O encontro foi aberto pelo desembargador Sérgio Verani, que destacou: “Este encontro é uma comemoração à vida dos mestres Vera Malaguti e Nilo Batista. Nos nós tornamos jovens, pois lutamos pela liberdade, pela transformação e pela igualdade. Nilo e Vera são exemplos disso, e a EMERJ se sente muito honrada de poder participar dessa homenagem”.

Em seguida, o professor Maildo Menegat mediou a primeira palestra da noite, que contou com a professora da UFSC Vera Regina Pereira de Andrade e o professor da UBA, na Argentina, Gabriel Ignacio Anitua. A segunda palestra do dia teve o juiz Rubens Casara como mediador e recebeu o professor da UFPR Juarez Cirino dos Santos e o ministro argentino, professor Eugenio Raúl Zaffaroni.

Ao fim das palestras, a professora Roberta Duboc Pedrinha fez a leitura da placa em homenagem a Vera Malaguti e declarou: “No Rio de Janeiro, duas vozes contundentes se levantam indignadas contra as agruras e contra as mazelas do sistema penal, estamos falando de dois rebeldes. Não são os rebeldes que criam os problemas do mundo; na verdade, são os problemas do mundo que criam os rebeldes: a rebeldia é a vida enquanto a submissão e a morte. Vera Malagutti e Nilo Batista também nos ensinaram a ser rebeldes e ensinaram outras tantas lições de humanidade, de alteridade e de resistência a essa opressão”.

Ao fim da homenagem, foi lançado o livro “Escritos Transdisciplinares de Criminologia, Direito e Processo Penal - Homenagem aos Mestres Vera Malaguti e Nilo Batista”, que reúne artigos escritos por juristas do Brasil e de vários países.