Proibição da Tortura e de outras formas de Maus-Tratos é tema de encontro na EMERJ

Dando apoio ao evento, o desembargador José Muiños Piñeiro Filho, Andrea Sepúlveda Brito Carotti, Alex Wilks e a desembargadora Leila Mariano.

Nos próximos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ, em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM, irá promover o evento: “Proibição da Tortura e de Outras Formas de Maus - Tratos”, que acontecerá, respectivamente, no Salão do Tribunal do Júri (Rua Dom Manuel, 29/2º Andar) e na Sala de Apresentação do CCPJ, (Rua Dom Manoel, 20 Térreo), cujo objetivo é a proteção das pessoas contra a tortura e como esta pode ser combatida.

Na ocasião, será apresentado o manual: “Protegendo os Brasileiros contra a Tortura”, que fornece orientação prática para Magistrados, Promotores, Defensores Públicos e Advogados. Ele descreve os deveres e responsabilidades dos profissionais do Direito para prevenir e investigar atos de tortura e outras formas de maus-tratos e também para assegurar que aqueles que perpetram tais atos sejam levados à justiça e proporcionar compensações às suas vítimas.

Segundo os organizadores do encontro, Alex Wilks, Sênior Programme Lawyer Human Rights Institute, e Andrea Sepúlveda Brito Carotti, Superintendente da Subsecretaria de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos e Territórios, o Rio de Janeiro tem sido pioneiro na prevenção e combate à tortura no Brasil. Nosso país é signatário do protocolo facultativo à Convenção contra Tortura, que cria comitês e mecanismos de Prevenção e Combate à Tortura como obrigação de todos os países que integram o acordo.

O Rio de Janeiro foi o primeiro no Brasil a criar o Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura à frente mesmo do mecanismo em âmbito Nacional.

Para Alex e Andrea, o tema é relevante e declararam: “Todos os olhos estão voltados para o Rio de Janeiro, pois a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos têm interesse em que cada vez mais pessoas, principalmente aquelas que podem prevenir as violações de direitos, tomem conhecimento profundo do tema.

 


Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.