Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Ministros dos tribunais superiores encerram o V Congresso Internacional de Teoria das Instituições, na EMERJ


clique na imagem para ampliar

Os ministros Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), e Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), encerraram a semana de palestras e debates do V Congresso Internacional de Teoria das Instituições (V CITI). De 5 a 9 de novembro, o encontro reuniu acadêmicos, pesquisadores, magistrados e especialistas brasileiros e de outros países para palestras e debates no auditório da EMERJ.

Promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com apoio da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, o V CITI, com o tema “ 30 Anos da Constituição”, proporcionou o aprofundamento de conhecimentos pertinentes às realidades constitucional e institucional em níveis nacional e internacional.

“A República que ainda não foi” – título do livro recém- lançado por Luis Roberto Barroso – foi o tema da palestra do ministro. “O Brasil vive um momento muito difícil, uma tempestade ética, econômica e política, um momento penoso de transição, mas que é uma transição para o bem”, destacou Barroso no início da palestra.

O ministro defendeu a redução do tamanho do Estado, o investimento na educação básica e uma reforma política com o voto distrital misto. Ele ainda ressaltou a importância da honestidade: “A democracia comporta diferentes projetos políticos. Só não pode ser projeto desonesto. A integridade vem antes da ideologia”, pontuou.

O desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, diretor-geral da EMERJ, participou do encontro e assistiu às palestras dos ministros Barroso e Benjamin. Na abertura do V CITI, o desembargador Ricardo Cardozo disse que o evento é uma contribuição do Poder Judiciário, por meio da EMERJ, para a promoção de um debate constitucional, uma troca de ideias: “ É uma honra apoiar este evento”, ressaltou.

Os ministros Ricardo Cueva, do STJ; Luis Philippe Vieira, do Tribunal Superior do Trabalho (TST); o professor Eduardo Maneira (UFRJ); e o idealizador do Congresso, Carlos Bolonha (UFRJ), também participaram deste último dia do V CITI.


09 de novembro de 2018.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.