Ministros dos tribunais superiores encerram o V Congresso Internacional de Teoria das Instituições, na EMERJ


clique na imagem para ampliar

Os ministros Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), e Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), encerraram a semana de palestras e debates do V Congresso Internacional de Teoria das Instituições (V CITI). De 5 a 9 de novembro, o encontro reuniu acadêmicos, pesquisadores, magistrados e especialistas brasileiros e de outros países para palestras e debates no auditório da EMERJ.

Promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com apoio da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, o V CITI, com o tema “ 30 Anos da Constituição”, proporcionou o aprofundamento de conhecimentos pertinentes às realidades constitucional e institucional em níveis nacional e internacional.

“A República que ainda não foi” – título do livro recém- lançado por Luis Roberto Barroso – foi o tema da palestra do ministro. “O Brasil vive um momento muito difícil, uma tempestade ética, econômica e política, um momento penoso de transição, mas que é uma transição para o bem”, destacou Barroso no início da palestra.

O ministro defendeu a redução do tamanho do Estado, o investimento na educação básica e uma reforma política com o voto distrital misto. Ele ainda ressaltou a importância da honestidade: “A democracia comporta diferentes projetos políticos. Só não pode ser projeto desonesto. A integridade vem antes da ideologia”, pontuou.

O desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, diretor-geral da EMERJ, participou do encontro e assistiu às palestras dos ministros Barroso e Benjamin. Na abertura do V CITI, o desembargador Ricardo Cardozo disse que o evento é uma contribuição do Poder Judiciário, por meio da EMERJ, para a promoção de um debate constitucional, uma troca de ideias: “ É uma honra apoiar este evento”, ressaltou.

Os ministros Ricardo Cueva, do STJ; Luis Philippe Vieira, do Tribunal Superior do Trabalho (TST); o professor Eduardo Maneira (UFRJ); e o idealizador do Congresso, Carlos Bolonha (UFRJ), também participaram deste último dia do V CITI.


09 de novembro de 2018.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.