Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Ministro do STF Luiz Fux lança livro no TJRJ




O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, lançou no último dia 21 de maio, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o livro “Jurisdição Constitucional – Democracia e Direitos Fundamentais”.

A obra reúne temas de relevância moral, social, econômica e política que nortearam discussões importantes sobre a jurisdição constitucional no Brasil. Dentre eles, estão o julgamento da Lei da Ficha Limpa, o reconhecimento civil da união homoafetiva, a legalidade da “Marcha da Maconha” e a extradição do italiano Cesare Battisti.

Bruno Vinícius da Rós Bodart, Felipe Derbli, Guilherme Jales Sokal, Gustavo Direito, Marcos Paulo Loures de Meneses e Valter Shuenquener de Araújo, integrantes do seleto grupo de assessoramento do Ministro Fux, participaram nesta obra como comentarista dos votos emblemáticos proferidos na Suprema Corte pelo ministro, sobre temas palpitantes para a sociedade brasileira.

Em seu pronunciamento o ministro Fux assinalou: “No ano de 2011, tivemos a oportunidade de julgar casos muito relevantes, complexos e significativos, que dificilmente se repetirão. O livro é uma síntese dessa experiência, no qual pude reunir os casos mais emblemáticos que julguei nesse meu primeiro ano de exercício como ministro do STF”. E acrescentou: “Esse livro é uma prestação de contas que faço à nação brasileira. Espero que todos possam colher bons frutos e ter uma visão crítica daquilo que procuramos de melhor para nosso país.”