Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Ministro STJ, Luis Felipe Salomão ministra aula e recebe homenagem da EMERJ


Os novos juízes do 32º Curso de Formação de Magistrados participaram dia 30 de julho último, no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, na EMERJ, de um módulo especial sobre “A Jurisprudência do STJ”, proferido pelo Ministro Luis Felipe Salomão que, na ocasião, recebeu a primeira homenagem como professor emérito da Escola.

Ao abrir o encontro a Desembargadora Leila Mariano destacou a felicidade de receber o Ministro do STJ, na primeira solenidade realizada na EMERJ, após a inauguração da nova sede. “A alegria é grande depois da inauguração deste prédio; esta é a primeira comemoração e é muito significativo que isso seja feita na pessoa do Ministro Luis Felipe Salomão”.

Responsável pela apresentação do Ministro, a Juíza Andréa Pachá lembrou que Luis Felipe Salomão foi Juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça, participou da Comissão dos Juizados Especiais e da Comissão de Comunicação do TJRJ, presidiu a Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro - AMAERJ, ocupou o cargo de secretário-geral da Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB e de diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM. “O ministro tem uma capacidade de trabalho que surpreende”, finalizou a juíza.

Ao iniciar sua fala, o Ministro Luis Felipe Salomão parabenizou os novos Juízes e saudou os magistrados-amigos presentes à palestra. Luis Felipe Salomão também lembrou o fato de ter sido professor da EMERJ, por muitos anos, desde sua criação, e dirigiu-se aos novos juízes: “O Tribunal do Rio de Janeiro é o mais importante do Brasil e, por isso, a responsabilidade de vocês é muito grande.

Em sua exposição, o ministro Luis Felipe Salomão procurou mostrar o trabalho do STJ com casos concretos e destacou a importância das Escolas de Magistratura na formação dos Juízes, o papel da Constituição da República de 1988 para o reconhecimento da importância do Judiciário na solução de conflitos, a criação do STJ para ser o guardião do direito federal e a implantação da ENFAM.

Ao final da palestra, Desembargadora Leila Mariano anunciou a inauguração do retrato do Ministro Salomão na galeria dos Professores Eméritos da Escola e falou sobre a importância desses nomes para as próximas gerações de magistrados. “Os professores eméritos são vinte que durante pelo menos vinte anos serviram à Escola da Magistratura e cujo saber Jurídico- humanístico é notório.

Ao encerrar o encontro o Presidente do TJRJ, Desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos agradeceu a presença do ministro.