Juíza Maria Aglaé Tedesco coordena curso para magistrados sobre a aplicação dos Direitos Humanos pelo Poder Judiciário

clique na imagem para ampliar

Liberdade religiosa, gênero, raça e a política externa do Brasil são alguns dos temas do curso “Direitos Humanos e Prática Judicial Aplicada”, que será oferecido pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro aos juízes do Tribunal de Justiça fluminense.

O curso tem data de início para três de setembro com 35 horas-aula que debaterão prática judicial na perspectiva dos Direitos Humanos. A coordenação é da juíza Maria Aglaé Tedesco Vilardo. “O propósito é dar subsídios para que juízas e juízes utilizem com maior frequência as convenções e tratados internacionais que protegem os Direitos Humanos e estejam em contato com o que vem sendo desenvolvido no mundo para proteger pessoas com vulnerabilidade”, ressaltou a coordenadora.

Maria Aglaé Tedesco Vilardo destacou ainda: “A importância da educação formal das meninas como proteção na violação dos Direitos Humanos das mulheres e suas famílias, a temática do ativismo judicial e o papel do Supremo Tribunal Federal (STF) no combate ao racismo no Brasil serão questões abordadas no curso. A metodologia é a da ‘sala do futuro’, utilizada na Bélgica, com participação intensa dos alunos em todas as aulas”.

Ao fim do curso os magistrados estarão aptos a: validar os Direitos Humanos como instrumento de inclusão e emancipação de pessoas e grupos menos favorecidos; apresentar o tema da liberdade religiosa desvinculado de questões éticas e morais; identificar ações no plano internacional relativas à valorização da mulher no contexto social e às tensões existentes na questão racial; e validar o conhecimento das relações internacionais como forma de aperfeiçoar as decisões judiciais.

Para ministrar as aulas foram convidados os professores Adriana Ramos de Mello e Flávia de Almeida Viveiro de Castro, juízas do TJRJ; Adriana Gonzales, advogada; Marco Túlio Scarpelli Cabral, diplomata; e José Ricardo Cunha, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo Portal de Magistrados. Mais informações pelo site www.emerj.tjrj.jus.br

08 de agosto de 2018

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.