Juíza Andréa Pachá lança livro no Fórum Permanente de Direito e Psicanálise


clique nas imagens para ampliar

Aberto pelo juiz Rubens Casara, o Fórum Permanente de Direito e Psicanálise realizou sua 9ª reunião no dia 18 de novembro, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. Inspirado no livro “Segredo de Justiça - Disputas, Amores e Desejos nos Processos de Família Narrados com Emoção e Delicadeza por uma Juíza”, de autoria da juíza Andréa Pachá, o encontro recebeu a autora e vice–presidente do Fórum para discutir o tema “Segredo de Justiça: As Transformações nas Famílias, Desejos e Representação”. Como debatedor, a reunião recebeu o advogado e mestre em psicanálise Júlio Cezar de Oliveira Braga.

Ao dar início ao encontro, o juiz Casara destacou “Esse livro vem em uma época muito interessante. As pessoas perderam a noção dos valores e todos os valores acabaram substituídos pelo valor mercadoria, e um livro como esse representa a possibilidade de nós repensarmos o que é a família e o que é a vida em sociedade”.

Em seguida, a juíza Andréa Pachá proferiu sua palestra e destacou: “Com o fim das grandes utopias e com a diminuição da pauta política e da participação social da grande pauta política, as questões privadas e familiares chegaram a ganhar dimensão pública. Todas essas questões ganham patamar de Justiça pública e você começa a ver a sociedade se organizando para enfrentar essa nova onda de direitos. Isso acontece em uma sociedade que privilegia o costume, o mercado e que passa por uma grave crise valorativa”. E completou: “A experiência durante esses quase vinte anos trabalhando numa Vara de Família me fez perceber que é importante que nós, que trabalhamos especialmente com direito, devolvamos para a sociedade as questões valorativas que interessam à própria sociedade”.

Após a palestra, a juíza Andréa Pachá realizou uma sessão de autógrafos de sua obra “Segredo de Justiça - Disputas, amores e desejos nos processos de família narrados com emoção e delicadeza por uma juíza”.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS