Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ inova e traz o curso “Introdução à Psicanálise Jurídica”


A Escola da Magistratura do Rio deu início hoje, 9 de abril, a mais um curso de aperfeiçoamento de magistrados, com o tema “Introdução à Psicanálise Jurídica, coordenado pelo desembargador Luis Gustavo Grandinetti Castanho de Carvalho, Presidente da Comissão Acadêmica da EMERJ.

A desembargadora Leila Mariano, ao abrir o curso, ressaltou “A EMERJ hoje está mais uma vez inovando, estamos trazendo este curso de introdução à psicanálise jurídica, buscando ampliar o conhecimento em matérias humanísticas”. O desembargador Luis Gustavo Grandinetti Castanho de Carvalho é o grande incentivador da realização deste curso, devido ao seu trabalho de pós-doutorado no qual enfocou as questões internas que levam o juiz a decidir de uma forma ou de outra, em razão de mitos, medos preconceitos, muitas vezes imperceptíveis. E finalizou: “nesse curso é o momento de pensarmos sobre como julgamos e como se constrói a nossa decisão”.

Para o desembargador Grandinetti, é importante tornar esse curso o mais útil possível para a formação dos magistrados. E frisou “iremos debater assuntos do dia a dia, devemos ter um olhar além do Direito, pois, só com o Direito não conseguimos resolver os problemas que chegam ao Judiciário, pois cada vez mais, temos que conhecer outros saberes”. Ainda em sua explanação, o magistrado parabenizou a todos por participarem desse curso e principalmente a desembargadora Leila Mariano, que sempre está à frente do seu tempo, à frente das Escolas de todo país, trazendo para nós um curso diferente, inovador.

O curso acontece ainda nos dias 16 e 24 de abril e 11 e 18 de maio das 8h30mim, às 12h30min, no Auditório Nelson Ribeiro Alves da EMERJ.