Fórum da Criança e do Adolescente da EMERJ realiza encontro


clique nas imagens para ampliar

A desembargadora Ivone Ferreira Caetano presidiu no dia 14 de setembro mais uma reunião do Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica, que aconteceu no auditório Desembargador Joaquim Antonio de Vizeu Penalva Santos. O tema discutido foi “A Consequência da Política de Consumo no Brasil e a Criança e o Adolescente”. Debateram sobre o tema a juíza Maria Aglaê Tedesco Vilardo, a psicóloga Lais Fontenelle, especialista em “Criança, Consumo e Mídia”, e Isabella Henriques, diretora do Instituto ALANA. O evento também contou com a participação da psicóloga e terapeuta Maria Cristina Milanez Werner, mestre em psicologia pela PUC/RJ.

A magistrada Maria Aglaé Tedesco abriu o ciclo de palestras falando sobre a proibição da propaganda enganosa, que está inserida no Código de Defesa do Consumidor, e a falta de fiscalização das políticas que proíbem o acesso a bebidas alcoólicas a menores de idade. Em tempo, aludiu sobre o desuso das convenções internacionais que abordam temas infantis pelos magistrados.

A psicóloga Lais Fontenelle falou sobre a importância dos pais no desenvolvimento das crianças e dos cuidados especiais de que necessitam, pois elas são heterônomas, ou seja, não possuem a capacidade crítica e a autonomia para lidar com algumas questões do mundo adulto. “A criança é vista pelo mercado como consumidora antes mesmo de ser cidadã”, relatou.

Segundo Isabella Henriques, as crianças são seres hipervulneráveis, cujos níveis de proteção necessitam ser os maiores possíveis: “A criança não deve ser exposta a qualquer tipo de mensagem comercial, publicidade que fale diretamente com ela, convencendo-a e chamando-a para o consumo, pois ela não tem capacidade de dar uma resposta à altura desses apelos de consumo”.

Ao final, a psicóloga e terapeuta Maria Cristina Milanez comentou alguns dos pontos principais que foram colocados ao longo da exposição dos palestrantes.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.