Juiz André Nicolitt participa do 17º seminário do IBCCRIM e lança mais um livro

Como representante da EMERJ, o juiz André Luiz Nicolitt, titular da 2ª Vara Cível de São Gonçalo, também foi um dos participantes do 17º Seminário Internacional de Ciências Criminais, promovido pelo  IBCCRIM – Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo.

Segundo o juiz Nicolitt, é sempre muito importante a participação dos juízes nesses encontros, tendo em vista a atualidade dos temas discutidos e a qualidade dos expositores tanto nacionais como internacionais. E destacou: “nesses encontros podemos ter um olhar e provações que surgem de pessoas de todo o


Brasil, de diferentes funções desde estudantes até magistrados, e isso faz com que tenhamos um ganho de percepção”. E finalizou: “Quando se pluralizam os atores, faz-se com que tenhamos um enriquecimento bem maior”. O juiz Nicolitt ressaltou ainda que um dos grandes temas debatidos no seminário foi a questão do processo cautelar, e que, para ele, foi muito importante ver a posição da ministra do STJ Maria Thereza de Assis Moura.

O juiz Nicolitt agradeceu ainda o apoio que a desembargadora Leila Mariano, diretora da EMERJ vem prestando ao aperfeiçoamento dos magistrados. E frisou: “constante, amplo, plural e democrático, verdadeiramente um olhar inovador sobre o aperfeiçoamento dos magistrados”, finalizou o juiz.

Com cinco obras já publicadas, o juiz André Luiz Nicolitt, lançou no último dia 23 de agosto, na Escola da Magistratura mais um livro, com o tema: “O Novo Processo Penal Cautelar”, evento que lotou o hall dos auditórios da EMERJ.

Há 11 anos na magistratura, o juiz titular da 2ª Vara Cível de São Gonçalo também acaba de concluir sua tese de doutorado na Universidade Católica Portuguesa, com o tema: “Intervenções Corporais no Processo Penal”. E deixa uma mensagem para os alunos da Escola que pretendem ingressar na magistratura: “Estudar muito, não só em sala de aula, mas intensificar o convívio com inúmeros autores e por último, fazer provas, perder e recomeçar, tudo faz parte do aprendizado”.

 


Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.