EMERJ discute “Reforma Tributária e A (In) Justiça Fiscal”


clique nas imagens para ampliar

A 48ª reunião do Fórum Permanente de Direito Tributário aconteceu no último dia 8 de maio, no auditório Desembargador Nelson Ribeiro Alves. Com o tema “Reforma Tributária e a A (In) Justiça Fiscal”, o evento foi coordenado pelo presidente do Fórum, juiz Sérgio Seabra Varella, e pelo juiz Claudio Augusto Annuza Ferreira. Na oportunidade, os palestrantes foram o professor Julio César Santiago e os advogados Cláudio Carneiro e Ricardo Lodi Ribeiro.

Ao dar início às palestras do dia, o professor Julio César Santiago afirmou: “Não se pode pensar em um sistema tributário e considerar só a carga tributária e os aspectos quantitativos. Tem-se que olhar também outras situações que determinam essa justiça do sistema, que é, por exemplo, o benefício fiscal”.

Em seguida, o advogado Cláudio Carneiro complementou o tema em discussão e o advogado Ricardo Lodi finalizou: “No Brasil, o Direito Tributário está tão presente na Constituição que é preciso, de certa forma, cristalizar essa divisão. Talvez por isso todas as discussões de reforma tributária que tivemos durante os últimos anos passem por essa lógica federativa”.

Ao fim do evento, o público presente pôde participar de um debate com os componentes da mesa.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS