EMERJ debate o Estatuto da Pessoa com Deficiência


clique nas imagens para ampliar

“Reflexos do Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei 13.143, no Direito de Família e no Direito de Sucessões” foi o tema da 48ª reunião do Fórum Permanente de Direito de Família e Sucessões, que aconteceu no dia 11 de março, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. O evento foi presidido pela desembargadora Katya Maria Monnerat, e contou com a palestra do procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais Nelson Rosenvald e a do professor Pedro Gabriel Delgado. O debatedor foi o professor Luiz Paulo de Vieira Carvalho. Também estiveram presentes o professor Luiz Claudio Guimarães, representante do Instituto Brasileiro de Direito de Família e a assistente social Maria Luiza Valente.

Ao dar início à palestra, o promotor Nelson Rosenvald falou sobre os valores da pessoa com deficiência: “O ser humano não pode ser reduzido a uma patologia; o ser humano é muito mais do que uma doença, o ser humano tem crenças, valores e direitos fundamentais”.

O segundo palestrante do dia, o psiquiatra Pedro Gabriel Delgado, ressaltou a importância do Estatuto: “O Estatuto da Pessoa com Deficiência de fato representa, no meu entendimento, uma novidade extremamente significativa e que permitirá desdobramentos na maneira de se compreender e se realizar o modo de relação das pessoas com sofrimento psíquico e deficiência.”

Ao final do encontro, ocorreu um debate entre a mesa de abertura e o público presente.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS