EMERJ inova: Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados com transmissão por videoconferência

Credenciado pela ENFAM, a Escola da Magistratura iniciou, no último dia 4 de novembro, no Auditório Antonio Carlos Amorim, mais um Curso de Aperfeiçoamento de Magistrados, sendo este na área de Processo Civil – Ações Constitucionais, coordenado pelo desembargador Alexandre Câmara.

Na ocasião, a desembargadora Leila Mariano, diretora da EMERJ, falou sobre o moderno sistema de videoconferência implantado na Escola, com transmissão para os oito núcleos de representação: Petrópolis, Campos, Cabo Frio, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Angra dos Reis, Volta Redonda e Itaperuna, com participação on-line. E acrescentou: “Uma das missões constitucionais da EMERJ é o aperfeiçoamento do magistrado, daí a importância de oferecer cursos em núcleos próximos aos seus locais de trabalho, sem prejuízo para a sociedade como um todo e para o magistrado”.

O Curso, que se iniciou no dia 4, teve como palestrantes, o Dr. Eduardo Arruda Alvim, com o tema “Mandado de Segurança Individual”, e o Dr. Ronaldo Cramer, com o tema “Mandado de Segurança Coletivo”. No dia 11, o desembargador Nagib Slaibi falará sobre “Ação Popular”, e o Dr. Araken de Assis, sobre “Reclamação Constitucional”. Já no dia 21, o juiz Sérgio Ricardo de Arruda Fernandes palestrará sobre “Habeas Data”, e o desembargador Alexandre Câmara, sobre “Ação Civil Pública”. Encerrando o curso, no dia 12 de dezembro, o Dr. Gustavo Nogueira irá discorrer sobre “Ação de Improbidade Administrativa”, e o desembargador Alexandre Câmara, sobre “Mandado de Injunção”.

O Conselho Nacional de Justiça vem estimulando a prática do ensino a distância, do qual é espécie a videoconferência, como forma de facilitação da participação dos magistrados nas atividades educacionais e de redução de custos. A EMERJ se insere, de forma definitiva, nesta perspectiva.

 


Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.