EMERJ inicia Curso de Vitaliciamento para magistrados

O auditório Paulo Roberto Leite Ventura recebeu, no último dia 06 de maio, a primeira aula do Curso de Vitaliciamento de Magistrados - “Consequências Sociais das Decisões Judiciais - A Concretização dos Direitos”. O curso possui coordenação do juiz Rubens Casara, e terá duração de 21 horas, com aulas às segundas–feiras até o dia 17 de junho.
Ao abrir o curso, o diretor–geral da EMERJ, desembargador Sérgio Verani, destacou: “A ideia dessa continuidade da formação através do Curso de Vitaliciamento é de contribuir para o trabalho dos magistrados. Penso que a formação é destinada à compreensão do próprio trabalho para tentar fazê-lo vinculado aos princípios e garantias constitucionais.” Sobre a metodologia o desembargador acrescentou “A metodologia em todos os encontros será uma exposição com palestrantes e, em seguida, uma reunião em grupos para debates”.
Em seguida, o coordenador do Conselho de Vitaliciamento, desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, falou sobre o objetivo do curso: “Queremos provocar, para que vocês pensem. Vocês devem pensar e tirar suas conclusões”.
No primeiro dia do curso, a EMERJ recebeu como palestrantes o Procurador do Estado aposentado, professor Miguel Lanzelloti Baldez e a coordenadora do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, Lúcia Marina Santos. O tema debatido nesta aula foi “O Direito à Terra e à Moradia. Reforma Agrária”.