EMERJ inaugura sua Nova Sede ampliando o Complexo do Judiciário


A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro inaugurou, no último dia 20 de julho, a sua nova sede, no prédio em que funcionava a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), na Rua Dom Manoel, 25, em pleno Corredor Cultural do Rio.

O imóvel foi cedido ao Tribunal de Justiça por meio de uma parceria estabelecida em setembro de 2011 com o Governo do Rio e o TJRJ. Por ser um prédio do final do século XIX, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), o projeto de reforma foi desenvolvido buscando-se não alterar as características originais dos ambientes. A obra durou 210 dias e ao final, o prédio, com quatro pavimentos e aproximadamente seis mil metros quadrados, passou a dispor de 22 salas de aula, sendo três especiais destinadas à pós-graduação, dois auditórios com tratamento acústico, núcleo de pesquisa, sala de áudio e vídeo, lanchonete e ampla área administrativa.

No início da cerimônia, foi descerrada a placa com o nome do prédio, uma homenagem ao Desembargador Cláudio Vianna de Lima, primeiro Diretor- Geral da EMERJ e o responsável por dar forma e vida à Escola. Em seguida, foram inaugurados dois auditórios: o do térreo em homenagem ao Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, Diretor da Escola de 2005 a 2008, e o auditório do 2º andar, em homenagem ao Desembargador Joaquim Antônio de Vizeu Penalva Santos. A sala de recepção recebeu o nome do Desembargador Luiz Roldão de Freitas Gomes e o Núcleo de Pesquisa Empírica, o nome do Desembargador Felippe Augusto de Miranda Rosa.

O Presidente do Tribunal de Justiça do Rio e ex-Diretor-Geral da Escola da Magistratura durante o biênio 2009 / 2010, Desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, foi homenageado com a inauguração de sua foto na Galeria dos ex-diretores da EMERJ. S. Exa lembrou que a transferência da Escola para o Fórum Central foi resultado da união pregada por ele no seu discurso de posse: “Eu preguei a união entre os poderes, entre as instituições, entre as pessoas. Isto aqui é o resultado desta política de união”.

O Desembargador Sergio Cavalieri Filho, ex-presidente do TJRJ e também ex-diretor da EMERJ, relembrou as conquistas e obras dos homenageados: Claudio Vianna, Penalva Santos, Carpena Amorim, Luiz Roldão e Paulo Ventura, por sua tenacidade e idealismo.

A Desembargadora Leila Mariano, atual diretora da EMERJ, enfatizou o papel da Escola de aperfeiçoar e formar magistrados e frisou que estes, como agentes políticos, devem ter grande comprometimento com sua missão transformadora, na concretização dos direitos e garantias fundamentais. Afirmou também que a Escola está preparada para prosseguir com sua missão na busca pela excelência e destacou a possibilidade de ampliação dos cursos de pós-graduação latosensu e o novo curso preparatório, o PREMERJ.

O Secretário-Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Régis Fichtner, representando o Governador do Rio, relatou a importância que a transferência da EMERJ tem para este prédio, para ele e para a Procuradora Geral do Estado do Rio, Lucia Léa, por ter sido esta a sua casa por muitos anos. Parabenizou os responsáveis por este feito. “Ter neste prédio uma casa de excelência jurídica é a melhor destinação que se poderia dar a ele”.

Estiveram presentes à solenidade, o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Adílson Macabu; os ex-presidentes do TJRJ, Desembargadores Marcus Faver, Miguel Pachá, Murta Ribeiro, Gama Malcher e Luiz Zveiter, atual Presidente do Tribunal Regional Eleitoral; a Presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Desembargadora Federal Maria Helena Cisne; o Defensor Público Geral do Estado, Nílson Bruno Filho; o Desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Poul Erick Dyrlund; a Chefe da Polícia Civil do Rio, Marta Rocha, entre outros.

 


Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.