EMERJ discute o novo Código Penal


clique na imagem para ampliar

O auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura recebeu, no último dia 29 de maio, o professor e membro da Comissão de Juristas que elaborou o Anteprojeto do novo Código Penal, Desembargador José Muiños Piñeiros Filho, para a palestra “A Realidade Social e a Proposta de Reforma do Código Penal”. O encontro fez parte do Fórum de Estudos Interdisciplinares, Ética e Deontologia no Exercício da Jurisdição e das Funções Essenciais da Justiça e foi aberto pelo seu presidente, Desembargador Elmo Arueira. Participou ainda do evento a Desembargadora Áurea Pimentel.

Ao abrir o encontro, o Desembargador Elmo Arueira, destacou que o Fórum é um local de encontro do Direito e matérias afins.  O presidente do Fórum destacou também a importância do tema: “Hoje nos dedicamos justamente a um tema muito importante, que, para muitos, parece destinado a especialistas do Direito Penal. O Direito Penal é uma expressão de ansiedade da sociedade, uma das soluções para grandes conflitos existentes entre os homens”.

Durante sua palestra o Desembargador José Muiños Piñeiros Filho elogiou o Fórum pela escolha do tema para discussão: “A preocupação do Fórum é abrir as portas e oferecer aos interessados a oportunidade de entender como se delineou e se elaborou o anteprojeto.” O Desembargador falou ainda sobre a diminuição de leis penais, caso o projeto seja aprovado: “O novo Código atende às necessidades da sociedade brasileira de hoje e de amanhã”. E frisou: “Os juristas avançaram sobre temas polêmicos, entre os quais propostas que ampliam as hipóteses do aborto e que descriminalizam o usuário de drogas”.

Ao fim da palestra, os ouvintes puderam participar de um debate com os participantes da mesa.

PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS