EMERJ discute Habermas em palestra


clique na imagem para ampliar

Presidido pelo desembargador Elmo Arueira, o Fórum Permanente de Estudos Interdisciplinares, Ética e Deontologia no Exercício da Jurisdição e das Funções Essenciais da Justiça se reuniu, no dia 30 de outubro, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, para discutir o tema “Habermas e os Desafios ao Pensamento Jurídico Contemporâneo”.   O encontro recebeu o palestrante, professor e pesquisador Gilvan Luiz Hansen e contou ainda com a participação dos desembargadores Nagib Slaibi Filho e Áurea Pimentel.

Ao abrir a sessão, o desembargador Elmo Arueira destacou a importância da filosofia do direito para o Fórum: “Realizamos no ano passado palestra que iniciou essa série ligada à filosofia do direito; fizemos um debate em torno do tema “Direito e Justiça em uma perspectiva pós-positivista” e hoje estamos dando continuidade nesse sentido, buscando a contemporaneidade, que é rica, em um século com tantos acontecimentos importantes, como no passado”.

O professor Gilvan Luiz Hansen, em sua fala, assinalou: “Diante do contexto de modernidade, há uma gradativa predominância, em termos globais, do que Habermas chama de uma tentativa de neutralização normativa do direito, reduzindo o direito a mera legalidade e varrendo para baixo do pano a ideia de que o direito faz justiça. O direito é uma estância, e o poder judiciário, nessa perspectiva, é uma estância de acesso à legalidade, não de realização da justiça. O que é preocupante é que essa neutralização acontece também no ramo da política”.



PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS