EMERJ sedia seminário em homenagem aos 25 anos da Constituição Federal


clique na imagem para ampliar

A EMERJ realizou, no último dia 3 de outubro, o seminário “Constituição 25 anos”, promovido pelo Fórum Permanente de Direito Constitucional e que teve o Ministro Célio Borja como presidente de honra.

Responsável pela abertura do encontro, com o diretor-geral da EMERJ, desembargador Sérgio Verani, a presidente do TJRJ, desembargadora Leila Mariano festejou o aniversário da Constituição: “É um prazer estarmos festejando os 25 anos da Constituição, uma verdadeira virada e abertura de caminhos para a sociedade. À medida que a moral, através dos princípios, passou a fazer parte do nosso dia a dia e trouxe mais complexidade ao trabalho dos magistrados, matérias que antes não faziam parte do nosso dia a dia passaram a ocupar as nossas mesas”.

Em seguida, o desembargador Sérgio Verani destacou: “Este evento inicia um mês de encontros vinculados aos 25 anos da Constituição Federal. A minha sensação hoje, lembrando 25 anos atrás, é uma sensação um pouco diferente, uma vez que há 25 anos a alegria era muito maior e a expectativa mais intensa, pois era a Constituição que veio depois da Constituinte e da ditadura”.

Ainda estavam presentes na mesa de abertura o desembargador e professor da EMERJ e da UFF, Cláudio Brandão de Oliveira, o promotor e professor da EMERJ e da FEMPERJ, Guilherme Peña de Moraes e o procurador da ALERJ e professor da EMERJ e da Escola da ALERJ, Rodrigo Lopes, que também foram os responsáveis pela primeira palestra do dia, cujo tema foi “Teoria da Constituição”. Em seguida foi discutido “Direitos Fundamentais e a Ordem Econômica”, pelo procurador do Estado Flávio de Araújo Willeman, pelo procurador ferderal e professor da UFF e da FACHA, Leonardo Vizeu Figueiredo e pela advogada e professora da PUC-RJ, Tereza Pantoja.

Durante a tarde, o ministro, professor da EMERJ e da UERJ, Célio Borja, o advogado Marcello Cerqueira e o professor da UFF e EMERJ, Thiago Rodrigues Pereira, ministraram a palestra “Democracia”. O Seminário foi encerrado com a palestra “Justiça do Século XXI”, com o professor da EMERJ, desembargador Edson Vasconcelos, o advogado Leandro Mell Frota e o professor da EMERJ e da UNIVERSO, desembargador Nagib Slaibi Filho.


Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.