EMERJ realiza seminário “O Sistema Tributário e os 25 anos da Constituição Federal”


clique na imagem para ampliar


A Escola de Magistratura do Rio de Janeiro realizou, nos dias 10 e 11 de outubro, o seminário “O Sistema Tributário e os 25 anos da Constituição Federal”. Dividido em dois dias, o encontro discutiu os temas: “A Responsabilidade dos Sócios e outras Questões Polêmicas Referentes às Execuções Fiscais”, “Tributação e a Livre Concorrência”, “Princípio da Eticidade Normativa e a Boa Fé do Contribuinte”, “Federalismo e a Guerra Fiscal”, ”Não-Cumulatividade e Creditamento no PIS/CONFINS”, “Questões Controvertidas na Substituição Tributária do ISS”, Relativização da Coisa Julgada em Matéria Tributária”, “ICMS na Exploração de Petróleo” e “ISS Devido pelo Prestador Estrangeiro”.

O evento foi aberto pela desembargadora Maria Inês da Penha Gaspar, pelo presidente do Fórum Permanente de Direito Tributário, juiz Sérgio Seabra Varella, pelo vice-presidente do TRF da 2ª Região, desembargador Poul Erik Dyrlund , pelo procurador-regional da Fazenda Nacional da 2ª Região, Agostinho do Nascimento Netto, pela procuradora-geral do estado do Rio de Janeiro, Lucia Léa Guimarães Tavares, pelo procurador-geral do Município do Rio de Janeiro, Fernando dos Santos Dionísio, pelo advogado e presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho e pelo presidente da Comissão Especial de Assuntos Tributários da OAB/RJ, doutor Maurício Faro.

Ao abrir o encontro, a desembargadora Maria Inês da Penha Gaspar ressaltou: “É um prazer fazer parte desse encontro envolvendo os 25 anos da Constituição Federal e em especial o Direito Tributário. Também é um grande prazer estar em uma mesa onde se encontram presentes pessoas aptas e com conhecimento do que será debatido neste seminário”.

Em seguida, o juiz Sérgio Varella frisou: “Assim como no Fórum de Direito Tributário, temos procurado unir todas essas instituições na discussão das grandes questões tributárias e também para encontrarmos soluções para os problemas existentes na atualidade”.

No segundo dia, o seminário recebeu a ministra do Superior Tribunal de Justiça, Regina Helena Costa que abordou o tema “Relativização da coisa Julgada em Matéria Tributária”, em parceria com o desembargador federal Marcus Abraham. Durante sua palestra, a ministra declarou: “Temos uma Constituição que trata de matéria tributária como nenhuma outra, isso é uma peculiaridade do estado brasileiro, ter uma constituição que contempla um capítulo à disciplina do sistema tributário nacional”.

O seminário sobre os 25 Anos da Constituição Federal contou com cerca de 500 inscritos e foi realizado pelo Fórum Permanente de Direito Tributário, em parceria com a Comissão Especial de Assuntos Tributários da OAB-RJ, Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, Procuradoria Geral do Estado do Rio Janeiro e Procuradoria Geral do Município do Rio de Janeiro.




Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.