Juíza Andréa Pachá é representante da EMERJ no VIII Congresso Brasileiro
de Direito de Família

Titular da 1ª Vara de Família de Petrópolis, a juíza Andréa Pachá irá participar como representante da EMERJ do VIII Congresso Brasileiro de Direito de Família, que acontecerá em novembro e será realizado pelo IBDFAM – Instituto Brasileiro de Direito de Família. A Dra. Andréa que atua na área do Direito de Família há mais de 13 anos tem certeza de que os temas tratados neste congresso irão ser multiplicados em nossa Escola.

Conselheira do CNJ no período de 2007 a 2009 por indicação do Supremo Tribunal Federal e presidente da Comissão de Acesso à Justiça e Cidadania e Conciliação. A juíza declarou que nessa comissão teve a oportunidade de alavancar projetos especiais para a sociedade como:


a efetividade da Lei Maria da Penha, dentro de uma política nacional voltada para o atendimento e o funcionamento da lei, e o cadastro nacional de adoção, instrumento que não tinha previsão legal. Desta forma, o Judiciário se antecipou à nova Lei de adoção, e criou um mecanismo para dar transparência e visibilidade, melhorando assim a possibilidade de adoção entre outros estados brasileiros.

A Dra. Andréa ressaltou ainda que coordenou um complexo trabalho de conciliação, um movimento nacional pela conciliação, em que todos os tribunais participaram. Além das atividades jurisdicionais, a juíza Andréa sempre esteve ligada à Associação dos Magistrados, tendo sido vice-presidente da AMB e da AMAERJ. E declarou: “a minha formação na magistratura quase que se confunde com a minha formação coletiva, que passa pelo movimento associativo, pois entendo que não é possível pensar o Judiciário e a política pública sem que o juiz seja o protagonista”. E frisou: “sempre acreditei muito no funcionamento das associações para fortalecer a função do juiz, e para auxiliar no funcionamento do próprio poder”, “entendo que o poder deva buscar a legitimidade, pelo bem que ele faz à sociedade”.

Para ela o desconhecimento do Judiciário é um dos grandes problemas da sociedade. “precisamos melhorar a nossa comunicação, quanto mais claro for e quanto mais a sociedade souber como ele funciona, mais apoio o Judiciário terá da sociedade”. “O nosso objetivo é atender a sociedade”. “Não podemos pensar que o exercício da jurisdição é uma finalidade em si, hoje devemos pensar no judiciário para servir um grupo social ou então não tem sentido pensar o Judiciário”. Foi nesse sentido que busquei trabalhar coletivamente, disse a juíza Andréa.

E quanto ao Curso de Iniciação da Escola da Magistratura, a juíza titular da 1ª Vara de Família de Petrópolis afirmou que o mesmo foi extremamente importante para conhecer o funcionamento do Judiciário como um todo. E salientou: “hoje para ser juiz devemos ter habilidade administrativa”, “estar contextualizada politicamente no lugar onde vamos exercer a jurisdição” e “ter uma formação humana”. “Penso que esse espaço do Curso de Iniciação deva ser um espaço cada vez mais aproveitado para aprimorar esse tipo de formação, que é tão necessária para o juiz exercer a jurisdição”, finalizou a Dra. Andréa.


 


Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.