EMERJ debate a importância da Comunicação Social no Judiciário


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“A Comunicação Social do Poder Judiciário. Instrumento de Marketing ou de Acesso à Justiça?” foi o tema da 23ª reunião do Fórum Permanente de Direito à Informação, que aconteceu no dia 15 de setembro, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. O evento foi presidido pelo desembargador Fernando Foch. Para desenvolver o tema, foram convidados os seguintes palestrantes: a juíza Andréa Pachá, o jornalista Mauro Ventura e o assessor de imprensa do TJRJ, Jorge Barros.

Segundo Jorge Barros, o trabalho de marketing é fundamental nas instituições públicas, almejando o investimento na imagem, na boa reputação e na construção de uma identidade social. Ele também falou sobre a importância da linguagem jornalística no meio jurídico: “A linguagem jornalística deve aos poucos superar a linguagem jurídica, possibilitando uma melhor interação com toda a sociedade, não apenas com as partes envolvidas no processo”.

O diretor de Comunicação e Difusão do TJRJ, Mauro Ventura, falou sobre a proposta da DIGCOM, que é tornar o Tribunal mais acessível e humanizado: “Nosso lema é ajudar a formar um judiciário mais próximo da sociedade, estimulando o resgate, a formação e a disseminação de valores fundamentais da justiça para o exercício da cidadania, contribuindo para a pacificação social”.

A juíza Andrea Pachá discorreu sobre as mudanças do Poder Judiciário mediante os avanços tecnológicos de comunicação e a dificuldade em integrar um poder que poucos anos atrás estava acostumado a falar e todos aceitarem o que era dito: “Aprender a absorver as críticas que se fazem ao poder é fundamental para que possamos pensar em alguma transformação, e esse é um aspecto da comunicação que deve ser tratado com mais cuidado”.



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