EMERJ sedia Seminário sobre Justiça Restaurativa

O presidente do Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (FONAMEC), desembargador Cesar Cury, abriu o Seminário “Justiça Restaurativa”, realizado na Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (EMERJ), com a seguinte declaração: “As práticas restaurativas constituem o conjunto de ferramentas que melhor recebe, trata e responde aos anseios sociais no que diz respeito aos conflitos de aspecto penal e infracional”.

O evento, promovido pelo Fórum Permanente de Práticas Restaurativas e Mediação da EMERJ, presidido também pelo desembargador Cesar Cury, ocorreu nesta sexta-feira, dia 7, e reuniu magistrados e profissionais que atuam com mediação em todo o país.

A abertura contou com a presença do diretor-geral da EMERJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, que considerou ser a prática restaurativa uma nova visão de Justiça: “Vejo com muito bons olhos esse novo viés da prestação jurisdicional, que inclusive pode desafogar o Judiciário. É com muita alegria que a EMERJ apoia encontros como este, estimulando o debate e o engajamento neste propósito”.

À frente do FONAMEC desde fevereiro deste ano, o desembargador Cesar Cury pontuou a importância do Fórum: congregar as experiências exitosas para serem compartilhadas. “Os tribunais podem ser ativos e incentivadores de uma política pública de solução de conflitos, ao invés de, como ocorria décadas atrás, permanecerem passivos. O FONAMEC reúne os 27 estados a convergirem, para um único centro, sobre as melhores experiências que os profissionais mais dedicados desenvolveram à temática. O Fórum, criado em 2014, está hoje consolidado compondo, inclusive, a estrutura do Conselho Nacional de Justiça e tendo importante papel na formulação dessa política pública nacional”, disse.Cury considerou ainda: “Hoje somos muito mais horizontais; trabalhamos em rede, sem mais a concepção de que os meios judiciários convencionais são os únicos ou os mais habilitados a tratarem dos conflitos da sociedade. Esta, que por sua vez, se empodera, se torna responsável e consciente dos seus direitos, está mais exigente e participativa no equacionamento e na solução dos conflitos”.

Representantes de todo o país participaram do seminário na EMERJ. Na parte da manhã, foram convidados a palestrar o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, Roberto Portugal Bacelar, que expôs o tema “A Política de Tratamento Adequado de Conflito e o Contexto Atual da Justiça Restaurativa”, em seguida, o juiz do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Leoberto Narciso Brancher, que falou sobre “Justiça Restaurativa – Um Novo Foco sobre a Justiça, os Crimes e a Execução Penal”.

À tarde, o evento seguiu com as palestras: “Justiça Restaurativa junto ao Código Penal e de Processo Penal Brasileiro”, “Círculos Restaurativos e Unidade de Tratamento Penal da Barra da Grota, Comarca de Araguaína – TO” e “Projeto de Implantação de Justiça Restaurativa no CEJUSC do Jecrim do Leblon – TJRJ”. Ministraram, respectivamente, as palestras: a professora, doutora e mestre em Ciências Jurídico-Criminais, Selma Pereira Santana; o juiz da 2ª Vara Criminal e de Execuções Penais de Araguaína – TJTO, Antônio Dantas de Oliveira e a presidente do Instituto de Soluções Avançadas (Isa – ADRS), Celia Passos.

O seminário contou ainda com um painel de debates sobre boas práticas da Justiça Restaurativa, conduzido pelas juízas do TJPR Laryssa Angelica Muniz e Jurema Carolina da Silveira Gomes. Ao final, realizou-se o lançamento da cartilha “Justiça Restaurativa em Contexto de Violência Familiar, Doméstica e nas Relações de Vizinhança”, em parceria do TJRJ com o Instituto Isa-ADRS.

Assista aos vídeos de depoimentos:

Desembargador Cesar Cury:

Desembargador Roberto Portugal Bacelar:

Juiz Leoberto Narciso Brancher:


07 de abril de 2017.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ

Com informações da ENFAM



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.