EMERJ sedia IV Simpósio Internacional de Identificação Humana por DNA

A Escola da Magistratura do Rio de Janeiro – EMERJ abriu na noite desta quarta-feira, dia 03, o IV Simpósio Internacional de Identificação Humana por DNA, organizado pelo Laboratório de Diagnósticos por DNA da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em parceria com a EMERJ, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), a CFBio e a Promega.

Compareceram à abertura, o presidente do TJRJ, desembargador Milton Fernandes de Souza; o diretor-geral da EMERJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; os desembargadores Ricardo Couto e Flávio Horta; a juíza e presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de janeiro (AMAERJ), Renata Gil; o reitor da UERJ, Ruy Garcia Marques; e o presidente da Sociedade Internacional de Genética Forense, Walther Parson; entre outras autoridades.

O presidente do TJRJ, desembargador Milton Fernandes de Souza, deu as boas-vindas aos que chegaram ao Rio para o simpósio e disse ser uma satisfação para o Tribunal receber um evento dessa categoria científica. “Sabemos que as pesquisas de DNA são o futuro da humanidade em todos os setores, forense, médico, científico. É uma honra recebê-los”, afirmou.

O diretor-geral da EMERJ, desembargador Ricardo Cardozo, frisou a importância da parceria firmada, desde 1997, entre o TJRJ e o Laboratório de Diagnósticos por DNA da UERJ, principalmente para o reconhecimento de paternidade nas ações dos hipossuficientes, permitindo o acesso gratuito ao exame.

“A parceria trouxe inúmeros benefícios, como a possibilidade da identificação genética de pais, facilitando a percepção da filiação e identificação biológica daqueles que estavam em busca da verdade real, especialmente para aqueles que não dispõe de recurso financeiro para pagar pelo exame. Tais importantes pesquisas revelam esses mistérios da vida através da identificação por DNA. A EMERJ sempre apoiará eventos como este”, destacou.

Para a presidente da AMAERJ, juíza Renata Gil, a identificação criminal por DNA assume uma relevância muito grande no estado do Rio de Janeiro: “A evolução tecnológica na área da identificação por DNA é importante para que possamos confortar a sociedade com essas demandas que nos são apresentadas na área criminal”.

Nesta quinta e sexta-feira, 4 e 5 de maio, especialistas debaterão o assunto através de palestras, conferências e mesas redondas. Serão abordados temas como:“O DNA no Direito de Família e Criminal”, “O DNA na investigação criminal e identificação de desaparecidos” e “Genética populacional e forense”.

A programação completa pode ser conferida no site da EMERJ através do link: http://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos_externo/2017/IV-simposio-internacional-de-identificacao-humana-por-DNA.html

04 de maio de 2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional EMERJ




Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.