EMERJ recebe palestra do desembargador Siro Darlan sobre Redução da Maioridade Penal


clique nas imagens para ampliar

A 40ª reunião do Fórum Permanente de Especialização e Atualização nas Áreas do Direito e do Processo Penal aconteceu no último dia 13 de maio, no auditório Desembargador Nelson Ribeiro Alves. Com abertura do desembargador Paulo de Oliveira Lanzellotti Baldez, o evento abordou o tema “Redução da Maioridade Penal: Política de Encarceramento x Direitos Fundamentais” e recebeu palestra o desembargador Siro Darlan, e, como debatedora, a juíza Cristiana de Faria Cordeiro.

Com um auditório lotado, o desembargador Siro Darlan começou a palestra sobre o tema polêmico da redução da maioridade penal e expôs: “No sistema socioeducativo, temos 1700 adolescentes entre 12 e 18 anos privados da liberdade, fora outros que cumprem medidas de semiliberdade, liberdade assistida, prestações de serviços à comunidade. Portanto, não existe impunidade”. Em seguida, afirmou: “Reduzir a maioridade penal só serve para isentar o Estado da sua verdadeira responsabilidade, porque se o sistema de prevenção estivesse funcionando aqui no Rio de Janeiro, por exemplo, precisaríamos ter 66 conselhos tutelares, mas só temos 17”.

A juíza Cristiana de Faria Cordeiro, ao debater o tema, citou os artigos 3º do Estatuto da Criança e do Adolescente e o 227 da Constituição Federal, que assegura, ao menor e ao adolescente todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, lembrando que o que se tem prestado aos adolescentes não é garantia de direitos humanos.

Ao fim do evento, ocorreu um intenso debate entre os componentes da mesa e o público.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS