EMERJ recebe o I Encontro Nacional pela Paz no Futebol


clique nas imagens para ampliar

O combate à violência nos estádios foi o tema principal do debate que aconteceu no último dia 26 de junho, no auditório Antonio Carlos Amorim. O I Encontro Nacional pela Paz no Futebol contou com a participação do ministro Luiz Fux; do desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, presidente do TJRJ; do diretor-geral da EMERJ, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa; do secretário Nacional de Futebol, Rogério Hamam; do ministro do Esporte, George Hilton dos Santos; do deputado estadual Bebeto; do presidente do Vasco, Eurico Miranda, entre outros ilustres convidados.

Ao dar início, o diretor-geral da EMERJ, desembargador Caetano, destacou a relevância do evento para a necessidade de uma mudança de paradigma. “Independentemente da equipe por que torcemos, é preciso que a sociedade entenda a importância da paz no futebol. Precisamos evoluir em termos de respeito e educação”. Em seguida, a palestra de abertura “Aspectos da Tutela Processual e o Direito Desportivo” foi proferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux, que explicou a diferença entre regras e princípios para justificá-los no Código da Justiça Desportiva. “Todo poder emana do povo e em seu nome é exercido. E isso ocorre com o Poder Executivo, Legislativo e com o Poder Judiciário”, destacou o ministro.

Após a exposição do ministro, iniciaram-se os painéis de debates, que abordaram “Aspectos Criminais e Desportivos no Estatuto do Torcedor e Meios Concretos de Combate à Violência” e “Ações Coletivas no Âmbito do Estatuto do Torcedor – Mordaça x Liberdade de Expressão”. Já no período vespertino, os temas discutidos foram “A visão da Imprensa e os Desdobramentos da Violência no Futebol” e “Responsabilidade Civil e Desportiva dos Clubes e Entidades de Administração do Futebol por Atos das Torcidas Organizadas”. O último painel contou com a participação do presidente do Vasco, Eurico Miranda, e abordou o tema “O Cenário Nacional da Violência no Futebol sob o Prisma do STJD”.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS