EMERJ realiza “Seminário Internacional de Violência de Gênero e Feminicídio”


clique na imagem para ampliar

O Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero realizou, nos dias 20 e 21 de agosto, o Seminário Internacional de Violência de Gênero e Feminicídio, no auditório Antonio Carlos Amorim. O evento foi aberto pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, pelo diretor-geral da EMERJ, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, e pela presidente do Fórum, juíza Adriana Ramos de Mello.

Ao dar início ao seminário, o presidente do TJRJ, desembargador Luiz Fernando de Carvalho, falou sobre a nova Lei do Feminicídio: “Finalmente, se conseguiu a consagração desse delito como crime hediondo no Código Penal Brasileiro, ou seja, não é um homicídio qualquer, é um homicídio qualificado pela sua origem na violência de gênero. É quando a mulher acaba morta pelo simples fato de ser mulher”.

O desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, em seu pronunciamento, destacou a luta da juíza Adriana pela causa e ressaltou que ainda temos muito que fazer quanto à Violência de Gênero e ao Feminicídio. A juíza auxiliar da presidência Adriana Ramos de Mello discorreu sobre a campanha da “Justiça pela Paz em Casa” e o seu resultado positivo.

Na mesa de abertura do encontro, o desembargador Claudio Luís Braga dell’Orto, a primeira-dama do Rio, Maria Lucia Horta Jardim, a ministra Adela Batarrita, os desembargadores Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho e Caetano Ernesto da Fonseca Costa, a ministra Cármem Lúcia, a juíza Adriana de Mello e Aline Yamamoto. Ainda fizeram parte da 35ª e da 36ª reunião do Fórum, as seguintes autoridades: os desembargadores Marcelo Castro Anátocles da Silva Ferreira e Angélica de Maria Mello de Almeida, os juízes Bem-Hur Viza, Maria Domitila Prado Manssur Domingos, Maria Aglaé Tedesco Vilardo, Alicia Ruiz, Maria Daniella Binato de Castro, a procuradora de Justiça Viviane Tavares Henriques, as promotoras de Justiça Patricia Mothé Glioche, Carmen Eliza Bastos de Carvalho, Márcia Teixeira e Valéria Diez Scarance Fernandes, os delegados Rivaldo Barbosa de Araújo Junior, Marcus Vinicius Lopes Montez, Bruno Gilaberte Freitas, Marcus Antonio Neves Pereira e Gabriela Von Beavaius da Silva, a advogada Patsilí Toledo e os professores Schuma Schumaher, Luiz Flávio Gomes, Cristiane Brandão, Patrícia Laurenzo, María Luisa Maqueda, Leila Linhares, Ana Lúcia Sabadel, Alice Bianchini, Adriana Mota e Lane Lage.

Confira as fotos do Seminário Internacional


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS