EMERJ realiza seminário sobre Direito Probatório


clique nas imagens para ampliar

No último dia 21 de setembro, aconteceu no auditório Antonio Carlos Amorim o seminário “Direito Probatório”. Com o discurso de abertura do juiz Rubens Roberto Rebello Casara, o evento contou com a palestra do professor doutor da Universidade de Lisboa Paulo Sousa Mendes e dos professores Vitor de Paula Ramos e Ricardo Jacobsen Gloeckner, do Rio Grande do Sul. Também estiveram presentes na mesa de abertura do encontro o presidente do TJRJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, e os coordenadores do seminário, o desembargador André Gustavo Correa e o professor doutor Geraldo Prado.

Ao dar início ao seminário, o juiz Rubens Casara ressaltou a importância do tema. Em seguida, o professor Paulo Sousa Mendes, realizou a primeira palestra do dia, cujo tema foi “Direito Probatório: o Ônus da Prova no Processo Civil e no Processo Penal”, afirmou “o ônus da prova aparece em igual medida no processo civil e no processo penal, porque ambos são modalidades de disputa retórica, antes mesmo de serem formas jurídicas”.

Após a palestra de abertura, o professor Vitor de Paula Ramos discorreu sobre o tema “O Ônus da Prova no Processo Civil: do Ônus ao Dever de Provar”, e destacou: “ Um material probatório mais completo tem tendencialmente maiores condições de corroboração racional”. A última palestra do seminário foi proferida pelo professor Ricardo Gloeckner, que discorreu sobre “O Ônus da Prova no Processo Penal”.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS