EMERJ realiza 1ª reunião do Fórum Permanente de Segurança Pública


clique nas imagens para ampliar

“Violência Urbana: Polícia e Justiça – O Que a Sociedade Pode Esperar?” foi o tema da 1ª reunião do Fórum Permanente de Segurança Pública, que aconteceu no último dia 31 de julho, no auditório Antonio Carlos Amorim. O evento contou com abertura do presidente do TJRJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho; do diretor-geral da EMERJ, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa; do presidente do Fórum, desembargador Alcides da Fonseca Neto, e do presidente da Comissão de Inteligência e Estratégia de Segurança Institucional – CIESI, desembargador José Carlos Maldonado de Carvalho. O palestrante do dia foi o secretário de segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame. E como debatedor, foi convidado o juiz André Ricardo de Franciscis Ramos. Também estiveram presentes na mesa de abertura o desembargador Luciano Silva Barreto, a juíza Maria Tereza Donatti e o procurador de Justiça Alexandre Araújo de Souza.

Ao dar início ao encontro, o presidente do TJRJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, falou: “Este seminário ajuda a fomentar uma outra visão de segurança pública, que é vista também como um direito difuso do cidadão” . Em seguida, o diretor-geral da EMERJ, desembargador Caetano da Fonseca, acrescentou: “Temos que assumir que o excesso de individualidade está presente em nossa cultura, para que possamos combater a violência de forma coletiva”.

Após as considerações da mesa de abertura, o secretário de segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, falou sobre o capítulo, da Constituição que relaciona a polícia com a segurança pública: “A polícia é parte da solução, mas não é toda. Existe verba federal para tecnologia, cultura, esporte e para a saúde, mas para a segurança não existe”. E concluiu: “É preciso desmistificar a ideia de que a polícia prende o criminoso e a Justiça solta. A culpa não é do Judiciário, mas de uma legislação frágil”.

Ao fim do evento, ocorreu um debate entre os componentes da mesa e o público presente.

 


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS