EMERJ realiza debate sobre “Novas Configurações de Família”


clique na imagem para ampliar

Com o auditório desembargador Nelson Ribeiro Alves lotado, o Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero realizou sua 26ª reunião, no último dia 02 de junho. Apresentado pela presidente do Fórum, juíza Adriana Ramos de Mello, o encontro recebeu para a palestra o presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), doutor Rodrigo Cunha Pereira e a juíza Raquel Santos Pereira Chrispino. Na ocasião, a promotora Lúcia Iloízio de Barros Bastos realizou o debate, que também contou com o representante do IBDFAM no Rio, doutor Luiz Claudio Guimarães.

Ao iniciar o encontro, a juíza Adriana Ramos de Mello destacou a importância de se discutirem as novas configurações de família: “Sabemos que, de um tempo para cá, houve uma mudanças e várias novas famílias começaram a aparecer no nosso mundo jurídico. São famílias monoparentais, dirigidas só por mulheres ou homens, ou por duas mulheres e dois homens, famílias reconstituídas, entre outras. Essas são questões que surgiram e importam sobremaneira na questão do direito de família e em quem atua nos juizados de violência doméstica e familiar contra a mulher.”

Em sua palestra, o advogado Rodrigo da Cunha Pereira chamou atenção para as mudanças históricas da família: “A família transcende sua própria historicidade, pois suas formas de constituição são variáveis de acordo com seu momento histórico, social e geográfico”.

Última palestrante da reunião, a juíza Raquel Santos Pereira Chrispino relatou alguns exemplos e destacou: “Estamos com uma questão gravíssima nas famílias: os pais não estão conseguindo dar conta das funções parentais e muitas vezes as mães separadas, retornam para a casa de suas mães. E tudo isso tem criado um conceito de litígios novos entre avós e pais”.

Ao fim do encontro, foi realizado intenso debate sobre o tema.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS