Café com Conhecimento recebe o desembargador José Muiños com o tema Reforma do Código Penal

O presidente da IBDFAN, Luiz Claudio Guimarães; o procurador do ministério público estadual, Sávio Bittencourt; a professora da UERJ Heloisa Helena Barboza; a desembargadora Katya Maria Monnerat, o desembargador do TJSP, Antonio Carlos Mathias Coltro e a advogada Tânia da Silva Pereira.

“Eu acho paradoxal falarmos sobre o cuidado no momento atual em que vivemos. Eu nunca vi tanto descuido, ou ação sem cuidado, como as que nós temos visto nos últimos dois anos no Brasil. Mas, de qualquer maneira, eu fico contente por ter quem se preocupe com o cuidado”, declarou o desembargador Antônio Coltro , em sua palestra. Segundo o magistrado, a legislação brasileira está bem guarnecida de leis e decisões que se preocupam com o cuidar.

Para a professora Heloisa Helena Barboza, não é possível falar de cuidado sem a questão da afetividade, pois ambos são comuns no trato social: “Cuidado é uma expressão da afetividade”. De acordo com Heloisa, o afeto é um valor o qual não somos obrigados a tê-lo por ninguém, mas o cuidar é um dever, em especial quando se trata de pessoas que necessitam de proteção especial.

A advogada Tânia da Silva Pereira ressaltou a questão da confiança “O Brasil e o mundo vivem atualmente uma grave crise de credibilidade. Pessoas, empresas e países não confiam uns nos outros e isso inibe o desenvolvimento de uma sociedade saudável em todos os níveis. Enquanto somos treinados para valorizar competências, a confiança exige o conhecimento de outro campo, o da moral. Falar de cuidado e direito em meio a tantas perplexidades não é utopia”.

O promotor de justiça Sávio Bittencourt relatou a importância do cuidado fora das páginas processuais, pois , segundo ele, o cuidado deve ser tido pelas pessoas que estão por trás dos autos processuais : “muitos profissionais não gostam do que fazem, agem com pouco afeto. Ao analisarmos, encontraremos várias falhas nesse proceder profissional por falta dessa afetividade profissional”.

19 de maio de 2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional EMERJ




Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.