EMERJ leva novos juízes para visita técnica à Delegacia de Atendimento à Mulher

A equipe de novos juízes do Tribunal de Justiça fluminense, que participa do Curso de Formação Inicial, ministrado pela Escola da Magistratura do Rio de Janeiro – EMERJ, esteve no Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) e na Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM-CENTRO). A visita ocorreu na última sexta-feira, dia 12 de maio, e foi acompanhada pela coordenadora do Curso, a juíza Adriana Ramos de Mello, titular do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital. O grupo foi recebido pela diretora do CIAM, Cristina Fernandes, e pela delegada do DEAM, Gabriela Von, que explicaram sobre o funcionamento dos órgãos no atendimento a mulheres vítimas de violência.

A juíza Adriana Ramos de Mello ressaltou a importância das visitas técnicas para a formação do juiz, que inicia a carreira na magistratura: “A partir desse conhecimento prático, os novos juízes podem vivenciar a realidade, entender como funciona, por exemplo, a rede de proteção, não só das mulheres, mas a proteção geral, e como funcionam os serviços sociais do Rio de Janeiro, até porque são os juízes que vão lidar com mazelas sociais e, por isso, precisam saber interagir e integrar essa grande rede”, disse.

Com duração de quatro meses, o Curso de Formação Inicial da EMERJ ministra 582 horas/aula aos juízes por meio de aulas teóricas e vivências técnicas com experiências práticas relacionadas à atividade judicante. O objetivo é proporcionar aos novos magistrados formação específica para a atividade da magistratura, desenvolvendo nestes as habilidades necessárias para o pleno exercício da prestação jurisdicional.

Segundo a juíza coordenadora do Curso de Formação Inicial da EMERJ, Adriana Ramos de Mello, é importante que os juízes tenham uma formação humanística e prática no dia a dia da magistratura, além do conhecimento teórico. Ela considera que a educação judicial pode transformar o Poder Judiciário. “A EMERJ investe na formação dos juízes, não só na formação inicial, mas também no oferecimento de curso de aperfeiçoamento para fins de vitaliciamento e para promoção. Aposta no viés da humanidade, traz temas que são legalistas e importantes, mas também temas sociais como questões da infância e juventude, violência contra a mulher, audiências de custódia, entre outros”.

16 de maio de 2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional EMERJ




Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.